Presença OnlineQuando você olha para os lados, quantas pessoas estão mexendo em seus celulares? Seja nas ruas, nas empresas, nas casas, nas lojas… Em todos os lugares há pessoas acessando o celular para as mais diversas atividades.

Desde tirar fotos, até fazer contas, utilizar aplicativos de jogos – que são atividades que podem ser realizadas offline – até aplicativos, acesso a banco e postagens em redes sociais, que requerem um acesso à rede: a gama de possibilidades de uso dos aparelhos móveis é virtualmente ilimitada.

Segundo o IBGE, 77,9% dos brasileiros acima de 10 anos possuem um aparelho de telefonia móvel – um celular ou smartphone para uso pessoal. São poucos os usuários que ainda não têm acesso à internet. Segundo a mesma pesquisa, 54,4% dos brasileiros desta faixa etária acessa a rede regularmente. Isso significa que, já somos quase 100 milhões de brasileiros conectados – em seus desktops nas suas casas, ou com seus celulares em todos os outros lugares!

Para saber ainda mais sobre a Presença Online destes consumidores, acesse este post.

O que isso tem a ver com minha empresa?

Dos usuários considerados na pesquisa, 85% declarou ter uma ocupação profissional. Estes cidadãos são trabalhadores, que recebem salários e constituem o mercado consumidor brasileiro.

Percebeu a importância de ter sua presença online? É no espaço virtual que está reunido um público maior do que você jamais poderia receber em sua empresa física. Se seu produto ou serviço estiver online, a possibilidade de alcançar mais pessoas é mais do que clara.

Gostei! Quero uma presença online!

Cada empresa tem seu nicho de mercado, seus objetivos, seus valores, sua cara! Todos estes elementos têm que ser traduzidos para a imagem que ela vai transmitir quando estiver na rede. Este conjunto de veículos de divulgação e o posicionamento que sua empresa vai adotar em cada um deles é o que chamamos de “Presença Online”.

A Presença Online tem que ser estruturada estrategicamente. Pense em como você divulga sua marca quando vai a um evento, por exemplo. Se você é um vendedor de móveis, não terá muito sucesso ao se posicionar num evento de implementos agrícolas – ainda que seus móveis sejam lindos!

Ou seja, não é suficiente se apresentar de maneira atraente – mesmo com as milhões de pessoas conectadas no Brasil. Para ter sucesso na internet é necessário estar no local certo e atingir as pessoas certas. Isso quer dizer que ter uma presença online, apesar de imprescindível, não é tudo. Não basta ter um belo site, e contas nas redes sociais. Aliás, quais redes sociais? Quais plataformas de site? Em quais linguagens de programação?

Pois é, a resposta é ter uma Presença Online sim, mas essa resposta traz consigo muitas perguntas! Vale a pena pesquisar e descobrir as respostas a cada uma delas antes de mergulhar no mundo virtual.