Numeros da internet e novo perfil do consumidor
Os números da publicidade online no Brasil, segundo a IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), revelaram que no ano de 2015, houve a movimentação de R$ 9,3 bilhões. Para 2016, a previsão de fechamento era de R$ 10,4 bilhões, o que contabiliza um aumento de 12%. O que os números da internet representam para você e sua empresa? Oportunidades!

Já é um fato, a vida da maioria das pessoas está crescentemente ligada à Internet. Seja pelo uso das redes sociais, para estudos, entretenimento, assistir a filmes ou fazer compras. A penetração do mundo digital no cotidiano é um caminho sem volta. E está repleto de oportunidades para quem quer crescer, afinal das contas, o seu consumidor está ali também.

Praticamente metade da população brasileira utiliza a Internet. Ela só fica atrás das mídias tradicionais por falta de acessibilidade. A TV e o rádio são mais acessíveis a alguns brasileiros, conforme a região em que vivem e sua renda. No entanto, esses números crescem ano após ano e logo a Internet será inerente às vidas de todos os brasileiros.

Os números da internet e as oportunidades

O Brasil representa 96,4 milhões de usuários ativos na rede, desses usuários, 83% pertencem às classes B e C, os quais se interessam por automóveis, viagens e carreira.

23.100.000: este é o número de consumidores que fizeram compras online em 2016. Em comparação com o ano anterior, o crescimento foi de 31%. Um setor em crecimento, mesmo em ano de crise.

As diversas plataformas mostram um universo a ser explorado que proporciona incentivos diretos na concretização da compra. Os dispositivos móveis foram protagonistas no crescimento das vendas. Chegaram a ser responsáveis por 23% das vendas no mês de junho de 2016.

E atenção à mulherada: elas são as principais compradoras online. No primeiro semestre de 2016, elas foram quase 52% de quem consumiu. Parece pouco, mas são 828.655 mulheres a mais comprando do que homens.
No quesito regional, o Sudeste continua ganhando disparado no número de compras (63,8%), mas perdeu algum de seu espaço para a região Sul (14,5%).

Outro número importante, e até surpreendente: o brasileiro está pagando à vista. 42% das compras foram pagas no ato. Em 2015 eram 39,6%. E também está gastando mais na internet. O aumento foi de 7%.
O consumidor atual é conectado, e, por isso mesmo, mais informado. O período médio até a decisão final e concretização da compra é de 16 dias, quando o usuário faz a aquisição via aparelhos celulares.

Pois é, nem só de leads, likes e compartilhamentos vive o mundo digital. É necessário entender o consumidor, para conquistá-lo, e isso exige muita pesquisa e muita dedicação. E muita atenção aos números da internet, que estão em constante mudança, e trazem sempre novas oportunidades.

Na conquista, vale utilizar as plataformas corretas, as Redes Sociais, email marketing, display click, search e vídeos. Interligadas, essas mídias fazem parte do ecossistema que constitui a publicidade online.
Para entender melhor sobre as possibilidades que o mercado digital oferece às empresas, é imprescindível compreender o impacto que esse tipo de mídia tem com o consumidor. Os números são a prova concreta de como o mix de mídia digital transforma o ambiente do consumidor brasileiro.
Há um mercado amplo para ser explorado e sua empresa não pode ficar de fora dessa oportunidade.