As necessidades de consumo se modificam constantemente, e exigem que as estratégias de marketing e publicidade acompanhem essa evolução. Muito além do branding, que, de maneira bastante resumida, é a política que define a essência da marca, hoje Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo são as estratégias da hora e da vez para seus negócios.
Mas, afinal, o que são inbound marketing e marketing de conteúdo?
Primeiramente, o Marketing de Conteúdo: ele é a estratégia de criar blog posts, ebooks, vídeos, e outros materiais. Ele deve transmitir informações importantes e pertinentes para o público-alvo consumidor de seu produto ou serviço. Sua divulgação pode acontecer através das redes sociais, do seu site, loja virtual ou blog.
Ou ainda, esta divulgação pode ser feita através de todos eles de maneira integrada. E este é o inbound marketing, ou, marketing de atração. Com ele, você cria estratégias de propagação de seu conteúdo que envolvem e-mail, redes sociais, blogs, e isso cria com seu cliente um vínculo, que leva a um relacionamento de longo prazo, e ao consumo de seus produtos e serviços.
E como inbound marketing e marketing de conteúdo atraem clientes?
No mundo do marketing, pensar integradamente é importante para poder entender as estratégias pertinentes a seu mercado. As relações atuais são, cada vez mais, embasadas nas tecnologias. Isso define o que se compreende como cybercultura.
Os novos comportamentos e atitudes dos consumidores moldaram esse cenário: conectividade, fluidez da mensagem, os polos interagindo, consumidor ativo e desmassificação da mensagem. Dessa maneira, uma boa estratégia de marketing é pautada no entretenimento e na interação social por meio de conteúdo de relevância e pontual.
Assim, as velhas noções de estratégia não cabem mais no desejo do cliente atual, que quer sempre mais. Por isso o inbound marketing preenche uma lacuna importante para este consumidor. Ele distribui ativamente as informações e conhecimentos produzidos por você e contidos em seu conteúdo, fazendo com que o potencial consumidor seja atraído pela sua disponibilidade em ajudá-lo a conhecer melhor sobre o assunto de seu interesse. Não à toa o inbound marketing é conhecido como marketing de atração, pois ele traz, conquista e envolve seu público-alvo.
O marketing de atração é realizado por meio de ferramentas de automação.
Elas permitem que você controle:
- quais pessoas se interessam por determinados assuntos,
- quais clicam em cada link oferecido,
- quem acessa cada uma de suas redes,
- envio de emails certos para acompanhar e incentivar o usuário a se tornar comprador.
- fluxo de comportamento do usuário dentro da sua página.
Assim, é possível afunilar o campo de interesse de seus clientes e oferecer a eles um conteúdo cada vez mais alinhado com aquilo que realmente buscam.
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