O Facebook é uma das plataformas sociais utilizadas por marcas e empresas para fazer sua comunicação digital através da Mídia Social. O conteúdo publicado na página da marca ou empresa busca criar relacionamento com os fãs da marca ou produto e gerar publicidade no Facebook, mas como para a plataforma, a página é uma mídia social, a marca ou empresa precisa pagar para ter relevância.
O patrocínio de um post ou tweet não é obrigatório, mas todo planejamento de marketing nas redes sociais hoje em dia contemplam investimentos, principalmente no Facebook, com os posts patrocinados ou campanhas para atrair mais curtidores para a fan page. Esse investimento é definido com o cliente e de acordo com seu objetivo com a publicidade no Facebook. Seja ele atrair mais curtidas, divulgar um novo produto, um vídeo ou anunciar novidades do site.
Até pouco tempo, era possível atrair curtidores para a sua página com conteúdo orgânico, ou seja, não pago. Porém, como houve um aumento do número de usuário e de páginas concorrentes, as regras de publicidade no Facebook também sofreram mudanças, principalmente com relação aos resultados, seja na relevância do conteúdo ou novas curtidas no post até no compartilhamento do post. Tudo está ligado ao alcance total final que o investimento vai gerar.
As informações divulgadas neste mês de fevereiro sobre a publicidade no Facebook impactarão diretamente nas métricas que mostrarão os resultados obtidos através do investimento, a serem apresentadas nos próximos relatórios para o cliente. A partir dessas novas mudanças, o Facebook mostrará em números qual foi a relevância do anúncio mensurando feedbacks positivos e negativos do público-alvo, as visualizações de vídeo, os compartilhamentos e cliques.
A publicidade no Facebook deve ser bem planejada e executada, pois como mencionado no parágrafo anterior, podem ter efeito contrário para a marca e gerar resultados negativos. Para essa métrica negativa são consideradas: o número de vezes que as pessoas clicam para esconder ou reportar um anúncio como spam.
Para medir o resultado do investimento de publicidade, o Facebook vai usar como métrica a avaliação dos anúncios depois que forem exibido 500 vezes e, a partir daí, atualizará os resultados de acordo com as visualizações posteriores.
Está pensando em fazer publicidade no Facebook? Contrate uma empresa especializada em marketing nas redes sociais.
Conecte-se conosco!