Sites como Facebook, Twitter, Orkut e Youtube são fundamentais para as empresas interessadas em se aproximar do consumidor brasileiro. Sobretudo do público jovem e abastado. Afinal, 43% da população do País utiliza algum tipo de mídia social. Quando a análise se volta apenas para as classes A e B, o índice sobe para 53%. Os dados são de uma pesquisa realizada pela GfK, 4º maior grupo mundial do setor de pesquisas.
Cynthia Vieira, diretora da área de Business & Technology da GfK, pondera que, apesar da grande utilização, o uso ainda se concentra entre pessoas de 18 a 34 anos e de nível social mais alto. Segundo o levantamento, entre as classes C e D, o percentual de usuários de mídias sociais cai para 33%.
O levantamento da GfK identificou também a relação dos consumidores com as marcas nas mídias sociais. Entre os entrevistados, 27% utilizam esses sites para pesquisar sobre marcas. Em segundo lugar aparece a recomendação de marcas, algo comum a 17% dos consumidores ouvidos. A GfK entrevistou mil pessoas com mais de 18 anos nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém, além das cidades de Brasília, Goiânia e Manaus.
Fonte: Redação SM
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