As mídias sociais são espaços digitais de interação entre usuários. Nesses espaços são possíveis a criação de diálogos, compartilhamento de informações em diversos formatos, o que faz com que as plataformas tornem-se celeiros colaborativos de opiniões. O conteúdo postado pelo usuário não tem restrições, pois qualquer um pode compartilhar informações a qualquer momento, e propagá-las pelas plataformas virtuais. Já, quando as marcas se apropriam desse espaço criado pelos usuários para transmitir suas mensagens corporativas ou criar relacionamento com eles, eles se transformam em mídias sociais; meios, ou canais digitais, através dos quais a comunicação corporativa será transmitida.
Plataformas de mídias sociais são Blogs, Twitter, páginas no Facebook, páginas no Google Plus, Instagram, Linkedin, Youtube , e-mail marketing, mensagens instantâneas, entre outras, que executam compartilhamento de fotos, vídeos, mensagens, pedidos de informação, reclamação ou compartilhamento de músicas.
As diferenças da mídia digital com as mídias tradicionais são o uso da tecnologia como condutor da informação, interação social e a construção e manutenção de imagem empresarial através do conteúdo compartilhado, além da rapidez em unir a empresa com seu consumidor.
A abertura dessas plataformas digitais proporcionou oportunidade para que as vozes individuais se comuniquem e sejam ouvidas pelas marcas que consomem. Sem contar que, a comunicação digital permite alcançar cada vez mais seus consumidores, gerando aumento desse alcance em projeções geométricas.
As mídias sociais são as mais buscadas pelas empresas e marcas para estreitamento de laços, criação e manutenção do diálogo com o cliente, por estarem presentes no cotidiano das pessoas. Todo mundo tem acesso à internet a um toque do dedo. Neste sentido, as empresas que trabalham estrategicamente o conteúdo para atrair o público, utilizando linguagem e conteúdo interessante para o target, saem na frente da concorrência.
Para cada mídia social deve-se usar uma linguagem apropriada, pois embora façam parte de uma única linha comunicativa, cada plataforma social tem sua maneira de escrever e interagir. Um exemplo é o Twitter, o microblog possui um espaço reduzido de caracteres, o que pede uma comunicação mais direta e permite agilidade na propagação da mensagem, que por ser mais curta, é facilmente absorvida. Já o Pinterest, rede social em que o foco são as imagens, permite postar imagens em boards/seções, separadas por temas.
Hoje, existem diversas plataformas de mídias sociais e a todo momento surgem novas mídias ou novidades nas já existentes. Para obter um bom resultado, as estratégias formuladas por um consultor de Marketing Digital deverão direcionar o uso da sua comunicação de marca e aplicá-la de forma eficiente para que o projeto atinja os resultados esperados, seja ele aumentar curtidores/seguidores, transmitir comunicação institucional ou gerar vendas através de direcionamento para o site.
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