Marketing é “luxo” para uma pequena empresa?
Respondido por Daniela Khauaja, especialista em marketing
São Paulo – Não. Essa é uma grande miopia de donos de pequenas e médias empresas. Em primeiro lugar, marketing não é comunicação. A comunicação é apenas um dos elementos do composto de marketing, que também inclui a definição do produto ou serviço, a escolha dos canais de distribuição e das estratégias de preço.
Marketing é uma abordagem de negócios, um conceito sobre como as empresas devem ser gerenciadas. O princípio fundamental do marketing é tornar o foco no cliente uma prioridade estratégica para a empresa. Embora muitas organizações preguem essa máxima, poucas elaboram planos e executam ações que de fato demonstrem isso.
Os processos de marketing visam à gestão do relacionamento com clientes e com os demais públicos de interesse. Quando a orientação de marketing faz parte da gestão da empresa, percebe-se o impacto positivo nos resultados. E isso custa caro? Não necessariamente. Em primeiro lugar, custo é relativo. Quando dá resultado positivo, torna-se investimento e não custo.
Além disso, naturalmente, o investimento em marketing é proporcional ao porte da empresa e seus objetivos, como volume de vendas e participação de mercado. Não se deve pensar em dar um tiro de canhão para matar uma formiga. Marketing não é luxo, ao contrário, deveria fazer parte da cesta básica de todos os portes de empresa.
Marketing é uma abordagem de negócios, um conceito sobre como as empresas devem ser gerenciadas. O princípio fundamental do marketing é tornar o foco no cliente uma prioridade estratégica para a empresa. Embora muitas organizações preguem essa máxima, poucas elaboram planos e executam ações que de fato demonstrem isso.
Os processos de marketing visam à gestão do relacionamento com clientes e com os demais públicos de interesse. Quando a orientação de marketing faz parte da gestão da empresa, percebe-se o impacto positivo nos resultados. E isso custa caro? Não necessariamente. Em primeiro lugar, custo é relativo. Quando dá resultado positivo, torna-se investimento e não custo.
Além disso, naturalmente, o investimento em marketing é proporcional ao porte da empresa e seus objetivos, como volume de vendas e participação de mercado. Não se deve pensar em dar um tiro de canhão para matar uma formiga. Marketing não é luxo, ao contrário, deveria fazer parte da cesta básica de todos os portes de empresa.
Daniela Khauaja é especialista em marketing pela Western International University de Londres e coordenadora da área de marketing de pós-graduação da ESPM.
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