Sabe aquela história de que na Internet o Conteúdo é Rei? Pois então, a área responsável pela coroação desse conteúdo na web é justamente a de Webwriting.

Ok, vamos aos detalhes!

Bom, com a evolução da Internet, os profissionais de TI perceberam que layouts bonitos e interativos não eram suficientes para prender a atenção do usuário em suas páginas, mas repararam que o conteúdo – que é todo tipo de informação disponibilizada na rede, como texto, imagem, vídeo, som, animações e outros – eram super relevantes para esses visitantes. A partir de então, produzir conteúdo de qualidade passou a ser um dos pontos mais importantes nos trabalhos para web.

Foi a partir dessa percepção que técnicas para produção e distribuição de conteúdos em ambientes digitais foram criadas, originando uma nova área e até uma nova profissão: o Webwriter.

Mas como se trata de uma área recente, o Webwriting é, muitas vezes, erroneamente traduzido ou mesmo chamado como “redação online”, já que seria mais ou menos essa a ideia do termo em inglês: escrita para a Internet.  O trabalho e as responsabilidades do Webwriter vão além do texto, pois o conteúdo não se restringe apenas à redação.

E fique atento! Porque essa é uma área que está crescendo junto com a soberania do conteúdo e com a importância da sua gestão.

 

Marina Severian