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O que representa  uma marca para você? Um produto, um serviço ou outro significado? É fato que atribui-se significado às coisas e não é diferente no que refere às marcas. O significado literal de branding é a atribuição de sentido a uma marca, a um produto ou a um serviço, contudo é um termo muito mais amplo, que constrói a percepção final do consumidor sobre a marca. No branding fala-se de como a marca, a qual possui valores, comunica-se com seu consumidor, repassando toda a essência que foi construída e consolidando-a como uma identificação no mercado. A marca é única, pois possui significados de acordo com os valores que formam os pilares da empresa, e a partir disso, o consumidor cria uma identificação com ela.

Navegar é preciso

Em tempos de tempestades em alto mar, o velho marinheiro deve voltar-se às estratégias mais direcionadas como do Marketing com foco em performance, que é movido pelo retorno sobre investimento (ROI), ou seja, o retorno real colocado na ponta do lápis: os clicks, preenchimento de formulários e as próprias vendas.

Num mundo em que as fronteiras praticamente já são inexistentes, branding e marketing de performance não têm um território definido, confundindo o mais esperto marinheiro. Não se pode separar a construção de leads com a imagem da marca, por isso, elas devem se tornar um só território para que o consumidor consiga ancorar em águas calmas.

É comum que as marcas busquem seus consumidores por diversos modos, mesmo aquelas  que não sabem como anda a maré ou vento por aquelas bandas. As marcas devem utilizar-se tanto da performance quanto do branding como estratégias para cativarem seu cliente e obterem um leque de possibilidades de atuação.  Posteriormente, avalie-as e caso as estratégias não atinjam os resultados esperados, mude-as.

Para chegar ao público-alvo, deve-se planejar através de campanhas programáticas online a constituição da trilha do tesouro com as experiências do usuário, numa ampla jornada para encontrá-lo. A jornada deve ser medida tecnologicamente, do ponto de vista da segmentação, isso fará com que a marca seja lembrada pelo seu usuário em vários momentos e até nas suas decisões de compra.

É sabido que o consumidor está mais exigente e espera um produto mais personalizado, pensado especialmente para ele, como se ele encontrasse uma mensagem dentro de uma garrafa. Disso tudo, tira-se que é necessário responder as necessidades individuais do consumidor, através de estratégias mais eficazes para não bater num iceberg e afundar a embarcação.

Mesmo que o mar não esteja para peixes, a marca precisa envolver sabiamente o consumidor em suas redes digitais, atraindo-o com a personalização e entendendo suas necessidades.

 

Referências:

Revista Proxxima