mobileDepois do anúncio do Google de que dia 21 de abril haverá mudanças em seus algoritmos de busca, muitas empresas perceberam a obrigação de terem sites com design responsivos.

Essa medida do Google irá afetar as buscas mobile em sites do mundo todo e terá um impacto significativo nos resultados de pesquisa. Alguns estão chamando essa mudança de “Mobilegeddon”.

O que essa mudança fará é ranquear em melhores posições os sites com design responsivos, e isso porque o Google entende que a empresa tem a preocupação de proporcionar uma boa experiência para o usuário que visita seu website, independente do aparelho utilizado para o acesso.

Os sites com design responsivos oferecem o mesmo conteúdo para o usuário, a diferença é que o site é apresentado de acordo com a tela de leitura do internauta. Ou seja, se o usuário estiver acessando o site com um desktop, ele verá o site de forma tradicional, porque entende-se que ele tem um tempo maior para a navegação.

Quando o usuário acessa o site através de um smartphone sabemos que ele busca por informações mais rápidas, por isso é importante que exista um call to action na home, por exemplo.

Outro ponto relevante para a importância dos sites com design responsivos é que diversos posts feito nas mídias sociais, como Facebook, direcionam o usuário para o site da empresa. Várias pesquisas comprovam que esta navegação normalmente é feita através de dispositivos moveis, tablets e smartphones. Ou seja, seu cliente ou lead, estão nas mídias sociais que são responsivas e ao serem direcionados para o site não conseguem navegar. É muito provável que o objetivo do post seja perdido, e o cliente também.

A adaptação para sites com design responsivos já é algo obrigatório e sem saída. Acredita-se que cerca de 93% dos sites do mundo deverão ser refeitos por não serem responsivos.

 

Sites com design responsivos

Faça o teste de compatibilidade do seu site com a ferramenta do Google: http://wsi.is/q8e