monitoramento de marcas

Um dos serviços oferecidos dentro do marketing digital pela WSI Consultores é o Monitoramento de marca. O monitoramento de marca é um dos trabalhos desenvolvidos dentro do serviço de gerenciamento de redes sociais.

Antes do surgimento da Internet, um dos grandes problemas dos profissionais de comunicação e marketing era a dificuldade de mensurar e monitorar campanhas, as métricas eram baseadas em amostragens ou em medidores como o GRP –  Gross Rating Points – , ou pontos de audiência. As mídias sociais possibilitaram que esse quadro fosse modificado, pois elas conseguem capturar uma grande quantidade de informações que permitem traçar estratégias pontuais e eficazes. As mídias online oferecem a possibilidade de definir a persona, conhecer o público-alvo e outras vantagens em comparação às mídias offline

O campo da Internet é livre e qualquer pessoa pode publicar o que quiser, e isso pode apresentar vantagens e riscos à marca que não possui um gerenciamento de redes sociais adequado. O monitoramento de marca consegue identificar ameaças institucionais, problemas na prestação de serviços, além de estreitar a conversação com o público para aproveitar ao máximo sua presença nas redes sociais.

Há no mercado várias ferramentas de monitoramento e a WSI Consultores possui parcerias com essas empresas, a fim de oferecer uma consultoria em mídias sociais plena e que tenha respostas efetivas para a marca.

O monitoramento de marca é essencial para as empresas que querem ter sucesso, pois mesmo que o público não mencione o nome da marca, ele pode falar sobre o produto. Quando se gerencia as redes sociais, as estratégias pressupõem tópicos que estão entrelaçados à marca, com o uso de palavras-chaves e o monitoramento de marca nas plataformas sociais, mencionados ou citados por diversos perfis de consumidores.

Através de análises mais aprofundadas, que incluem KPI – Key Performance Indicator – , o indicador-chave de desempenho e métricas como volume de menções, associações de palavras, mensagens replicadas, alcance das mensagens, engajamento, usuários mais influentes que interagem ou recomendam a marca e até usuários que a mencionam negativamente. Com esses dados em mãos, a consultoria em mídias sociais realizará o monitoramento de redes sociais e definirá juntamente com o cliente, qual o objetivo a ser alcançado ou melhorado com sua presença nas redes sociais.