inbound marketing

Há uma citação de Voltaire que diz que devemos cultivar nosso jardim, pois só assim as borboletas virão, de um modo metafórico, isso se aplica ao marketing digital. O jardim é o site da sua empresa e as borboletas são os seus clientes, e esse tipo de relação se define como Inbound Marketing.

Hoje em dia a marca deve estar atenta às necessidades do consumidor e assim executar um marketing com resultados. Já é fato que o perfil do consumidor mudou, está muito mais exigente e, como tal, ele não só fala tudo o que tem a dizer, como quer ser ouvido. A empresa deve estar de prontidão em escutá-lo e estreitar laços.

Segundo Brian Halligan, CEO da HubSpot, que cunhou o termo em 2005, o Inbound Marketing busca produzir conteúdo útil ao consumidor, que o ajude a solucionar um problema ou atenda sua necessidade. O Inbound Marketing pode, e deve, ser praticado através de textos em blogs, podcasts, vídeos, livros, newsletters, white papers, SEO, marketing de mídia social, entre outras formas de marketing de conteúdo. É através do alinhamento das ideias da empresa e cliente, que será atraído o tráfego para o seu site e que poderá ser convertido em leads, fechamento de novos negócios e conquista da fidelidade do cliente. Uma das vantagens dessa prática é que ela se adapta a qualquer tamanho de empresa, perfil de consumidor e às necessidades do mercado.

Além das sugestões anteriores, é preciso deixar claro que existem ações estratégicas para atrair o público-alvo, iniciando-se com uma prévia definição de qual público a marca se direciona, definindo as táticas para converter visitantes em leads, transformar leads em clientes e, por último, envolver os clientes até que eles promovam sua marca.

Para finalizar, essas técnicas são monitoradas com mensuração e apresentação de dados concretos, e, assim, aprimoradas continuamente para que a missão do Inbound Marketing atraia e consolide os clientes, tornando-os satisfeitos e fidelizados.