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Há uma teoria conspiratória de que o Google sabe muito sobre as pessoas. E sabe mesmo. Tudo que acessamos fica registrado em nosso computador, pois a maioria das pessoas acessa o buscador sem ter noção que pode limitar o acesso as suas informações. Sim, o limite para que o Google veja rastros da sua navegação é dado por você.

Por outro lado, é importante termos acesso aos hábitos de navegação dos usuários, pois esses dados nos permitem desenvolver uma série de serviços para facilitar a sua vida digital. É o caso, por exemplo, de aplicativos que facilitam a sua vida offline.

Um dos serviços criados a partir do estudo dos hábitos de navegação do usuário é o Remarketing. Você pode até não conhecer o termo, mas já foi impactado por ele. O Remarketing é um recurso criado pelo Google Adwords que possibilita criar anúncios para um grupos de usuários definidos previamente através de uma lista de visitantes no seu site. O remarketing serve para estimular que o visitante faça a compra do produto ou serviço que acessou anteriormente.

Para se trabalhar o Remarketing no site, tagueam-se palavras que irão direcionar a publicidade, como por exemplo, se taguearmos “smartphone”, direcionaremos essa publicidade aos usuários que já visitaram sites relacionados a marcas de celulares. Através do acesso no site é gravado um cookie no computador do usuário. O cookie é um código que memoriza que o usuário passou alguma vez pelo seu site e acessou a página do produto tagueado. Esse cookie vai aparecer em outras buscas que esse usuário fizer, por um prazo determinado na campanha de remarketing, até que consiga convencê-lo a comprar esse produto.

O site Olhar Digital passou uma lista de links que permitem que você se ache melhor nas buscas do Google. Confira: