Uma pesquisa realizada pela empresa Eurocom Worldwide provou o que muitos já imaginavam. As empresas analisam, sim, os candidatos através das Redes Sociais.
Em números divulgados, uma em cada 5 empresas rejeita o candidato devido ao seu perfil nas redes sociais.
Essa constatação apenas prova que o que se faz nos meio digitais permanece por muito tempo.
Apenas um bom currículo já não é mais o suficiente, as empresas não buscam apenas uma boa postura profissional, mas também um boa conduta moral nos meios digitais.
Sua participação em fóruns, por exemplo, pode contar a favor ou não. Imagine que você opinou de forma negativa sobre uma marca, mas sem embasamento, e agora está participando do processo seletivo da mesma. Caso tenham pesquisado sobre você e encontrado este post, provavelmente você acaba de perder alguns pontos.
De forma simplificada se você apenas reclama da empresa que trabalha nas redes sociais ou divulga informações que deveriam ser restritas, a empresa pode ter uma imagem de que você não é uma pessoa confiável e por isso talvez seja melhor nem chama-lo para uma entrevista.
Porém o contrário também acontece. Sua área de atuação é contabilidade e você participa de fóruns, grupos de discussão e possui um blog a respeito, está sempre dando importantes opiniões; é possível que sua imagem seja de uma pessoa que entende sobre o assunto e isso contará pontos a favor.
Somos de uma era em que quase tudo é público e compartilhado, por isso cuidar da sua carreira profissional nos meios onlines não pode mais ser deixado de lado.
Conecte-se conosco!