A mídia digital é a segunda principal mídia no mercado brasileiro, perdendo apenas para a TV aberta. Mas ela traz benefícios que a mídia tradicional não consegue oferecer. É possível fazer a sua empresa crescer na internet de maneira muito mais eficiente e direta, além de bem mais acessível.
A começar, pela sua acessibilidade. Anunciar na internet tem valores muito abaixo de inserções televisivas. A implementação dos anúncios é mais fácil, sua veiculação acontece o tempo todo, os clientes são segmentados. E as vantagens não param por aí.
Pesquisas apontam para a relação entre a presença digital das empresas e o aumento do retorno financeiro. Segundo o MIT Center for Digital Businesses, empresas que possuem presença digital têm lucros 26% maiores em comparação a seus concorrentes. Dependendo do tipo de segmento, os números são ainda bem maiores, como ocorre com a indústria de eletrônicos, bancos e telecomunicações. Não é apenar “crescer na internet”, é crescer através da internet.
A digitalização é a grande culpada por esses números. Empresários e empreendedores visionários já perceberam a mudança no cenário. Por isso, mais e mais empresas passaram a ter automação digital: isso diminui os custos das operações com marketing, e dissemina marcas e produtos com muita eficiência. Os valores se revertem para o seu faturamento final.
Outro ponto relevante observado na pesquisa foi que, para crescer na internet, as empresas devem se comunicar. A abertura da comunicação das empresas com o consumidor proporcionou uma confiança maior. Isso inspira maior segurança para realizar transações comerciais e, consequentemente, aumenta as vendas. Estas comunicações são feitas através das Redes Sociais, normalmente.
Isso porque as redes sociais já são plataformas em que os condumidores estão, e através delas, eles se comunicam com amigos, familiares e – por que não? – com as marcas. As redes sociais mais utilizadas para anunciar produtos e serviços e divulgar seus conteúdos são Facebook, YouTube e Twitter.
Entre TV e Rede, por que é mais fácil crescer na internet?
Diferentemente da propaganda veiculada em TV, na internet:
Não há restrição de tempo de exibição;
O consumidor fica livre para buscar mais informações sobre o produto ou serviço desejado e;
Ele tem mais poder de escolha!
Isso faz com que ele se sinta mais confortável. Com mais tempo, mais acessibilidade e mais proximidade, o meio digital possibilita os ingredientes certos para a sua empresa crescer na internet.
Como começar a presença digital da sua empresa?
Há variáveis que precisam ser analisadas antes da definição de uma estratégia. A primeira atitude a se tomar é analisar como e de que maneira sua empresa já está representada na rede.
O tempo, a sua cara nas Redes Sociais, o conteúdo oferecido, o tempo de permanência no seu site, os comentários referentes a seu negócio, em que página você está nas buscas do Google… São várias as frentes de análise antes de sua presença começar e, então, crescer na internet. Depois de todas feitas, aí sim podemos começar a definir as estratégias certas para fazer seus negócios decolarem no espaço digital. Site e Redes Sociais são as necessidades mais básicas para sua existência online. Abaixo explicamos um pouco mais sobre cada um deles:
Site – No mundo digital, sua casa é seu site. Você já tem um? Ele é responsivo, ele possui acessibilidade, tem informações relevantes? Esses pontos são importantes para a decisão de seu cliente em comprar ou não. Esse canal, se bem trabalhado, pode ser um grande aliado em seu contato com o consumidor. Por isso é importante estar com a casa em ordem para receber seus visitantes. Faça com que eles se sintam à vontade, confortáveis para retornar e se sentir parte da família.
Redes Sociais – Para estreitar a relação entre você e seu cliente, a presença nas Redes Sociais também é indispensável. Existem diversas plataformas, dentre as quais, a mais utilizada atualmente é o Facebook. Neste tipo de rede, é importante que se estabeleça um canal de comunicação que incentive seu cliente a confiar em sua empresa. Além disso, ela é um importante meio de divulgação de sua marca, uma vez que você pode conquistar uma larga base de fãs que compartilha de seus princípios.
Isso é apenas o começo
Estas duas são apenas as primeiras atitudes a se tomar quando se pretende ter uma presença online com possibilidades de crescer na internet. A partir delas são desenvolvidas campanhas em diversas frentes, que devem ser sempre adequadas à sua empresa de maneira individualizada – o objetivo é alcançar, atrair e conquistar clientes, e o resultado é o crescimento de sua base de clientes e do reconhecimento de sua marca.
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