Oportunidades no marketingEncontrar, encantar e fidelizar seus clientes: aí que que se encontram os maiores desafios e oportunidades no marketing. Milhões de dólares têm sido investidos na busca por este objetivo: são verbas de propaganda para inserção na TV, panfletos, outdoors, páginas em revistas locais. Reconhece a situação?

Pois é. A maioria das empresas passa por isso, e, com o marketing tradicional, as opções acima são sempre as que são propostas pelas agências. Muitas companhias sobreviveram e cresceram utilizando apenas estes meios, e então, por que mudar agora?

Oportunidades perdidas são clientes perdidos

A mudança agora é necessária por causa da revolução tecnológica por que temos passado nos últimos anos. A proliferação dos dispositivos eletrônicos – de computadores a smartphones e tablets – fez com que a cultura mudasse. Com ela, mudaram os padrões de consumo.

É necessário mudar agora, pois seu consumidor mudou. Ele evoluiu juntamente com a criação de novas tecnologias. Passou a se relacionar intimamente com a rede mundial de computadores. Não segui-los é ignorar as oportunidades no marketing da sua empresa.

Oportunidades no marketing digital: personalização e exclusividade

O que todas as táticas de marketing tradicional citadas acima têm em comum? Elas ignoram as oportunidades trazidas pelo marketing digital e pela personalização.

Antes os comerciais de TV eram muito vistos. Hoje se pode mudar de canal sem nem sequer ser necessário levantar do sofá. Antes se esperava pelo programa preferido ir ao ar. Hoje se pode acessar plataformas de streaming e assistir o que e quando quiser. Estes novos comportamentos, por si só, já demonstram alguns dos desafios do marketing tradicional. E são também motivos pelos quais se deve optar por buscar oportunidades no marketing digital.

O elemento comum entre panfletos, propagandas e outdoors é que eles são caros e alcançam todas as pessoas. Até aquelas que não querem ter acesso a seus produtos ou serviços. Assim, sua mensagem pode ser amplamente divulgada, mas prontamente esquecida.

Na TV, se impõem suas propagandas para seus clientes durante os intervalos comerciais, enquanto ele espera pelo conteúdo que realmente lhe interessa. Com o marketing digital é possível fazer com que ele busque pela sua oferta.
Parece ilusão? Não é!

Uma gestão integrada de marketing digital inclui produção de conteúdo e divulgação em canais que falam diretamente com seu público-alvo. São envolvidos emails, sites, landing pages, redes sociais. Tudo para que seus clientes potenciais se lembrem de sua marca quando pensarem no produto que você oferece. Dessa maneira, seu orçamento de marketing é utilizado para acertar no cliente-foco. Sem perder as oportunidades, nem o tempo de propagar suas mensagens a pessoas desinteressadas.

E como ir em direção a estas oportunidades?

Para colocar esta estratégia em prática, é necessário estudar muito bem o seu mercado e quem são as pessoas que buscam por seus produtos e serviços; entender os interesses destas pessoas, e oferecer a elas mais que produtos: uma experiência de compra completa, e uma identificação com os valores e princípios de sua marca.

É possível fazer isso, criando um relacionamento de longo prazo e uma base de pessoas, que tem diferentes graus de interesse em suas ofertas.

A ideia é incentivar os potenciais clientes, de maneira a fazê-los chegar cada vez mais perto de sua decisão de compra. Isso é chamado de “nutrição de leads”: através do marketing digital, a sementinha de vontade que uma pessoa tem em adquirir seu produto vai sendo alimentada, nutrida e adubada até florescer em uma compra.

Em outras palavras, esta estratégia também é chamada de “Marketing de atração” – um ímã de clientes, que, com inteligência e automatização, continua a nutrir seu relacionamento com clientes e atraí-los a seu site.

Se manter alinhado a táticas antigas, faz com que sua empresa passe a impressão de ter parado no tempo. Inovar vai atrair os clientes da nova geração, e a nova geração está online o tempo todo. Tenha isso em mente quando pensar em seu próximo planejamento de marketing.

Novas ideias atraem novos clientes, não deixe de aproveitar esta oportunidade!