Como vender seus produtos na Internet
O espaço online já está sendo constantemente visitado pelas pessoas. Cada vez mais é possível exercer ações rotineiras dentro da rede e a oferta de aplicativos que facilitam a vida dos usuários é crescente. Isso faz com que as pessoas visitem mais esse espaço e tragam para ele ainda mais de seus hábitos. São ações como vender produtos na Internet, falar suas opiniões, consultar mapas, listas de compras. Hábitos diários, que vão sendo trazidos para a rede, incluindo o ato de consumir.

Quem está do outro lado da equação, e quer vender, tem que saber se posicionar na internet. Se para vender é preciso satisfazer as vontades do cliente, na Internet a ideia é a mesma. O comércio virtual, o e-commerce, é um espaço em que o consumidor pode acompanhar de perto o processo de compra de forma quase tão direta quanto na loja física. Pensar na experiência do usuário, portanto, é um dos elementos necessários ao planejar seu eCommerce. Mas não é o único. Vamos falar sobre alguns deles aqui:

Como vender produtos na Internet: Planejamento

Isto preciso ficar bem claro: planejar é preciso!

Por essa razão, ter estratégias bem definidas de ação, com investimentos pautados, investidores, fornecedores, análise de clientes e concorrentes, é indispensável na hora de adentrar esse universo.

A elaboração de um Plano de Negócios aumenta as chances de sucesso de seu eCommerce. Não deixe de pesquisar e entrar em contato com instituições especializadas para desenvolver planos sólidos e realizáveis.

Como vender produtos na Internet: Seu website

Seu cliente está navegando pela web, procurando por uma loja, ou produto. No mar de informações que é a internet, ele só vai ancorar no eCommerce que lhe parecer mais confiável, pois ali ele vai inserir suas informações, números de cartão, etc.

Por isso é importante seguir regras no desenvolvimento do site, que vão conferir essa confiança ao usuário. Ele precisa ser funcional, acessível, ter usabilidade e ser responsivo.  Caso isso não aconteça, seu potencial comprador partirá para outro porto.

Fuja de problemas como site lento, imagens em baixa resolução, grande quantidade de anúncios, letra ilegível e contrastes entre fundo e cor da letra. Outra medida é quanto à segurança, a vulnerabilidade e bloqueios de ataques. A loja virtual deve oferecer ao cliente segurança no momento do pagamento, pois esse é um fator determinante para a finalização da compra.

Como vender produtos na Internet: Transparência

Um dos medos do consumidor online é ser enganado. A marca deve deixar o cliente ciente de todas as condições de pagamento e entrega, além do processo de compra. Parece um detalhe, mas aumenta a confiança e leva o consumidor para mais perto da decisão de compra.

Como vender produtos na Internet: Logística

O recebimento da mercadoria é a maior expectativa do consumidor, ainda mais porque o contato físico não existiu até o momento da chegada do produto. Quanto mais rápida e eficiente a entrega, melhor para a sua loja virtual. O tempo de espera deve ser menor ou igual ao que está estipulado no site. E lembre-se: o produto deve chegar em perfeito estado ao destino final. Por isso, escolha bem seu parceiro de logística e faça dele seu melhor amigo.

Como vender produtos na Internet: Canais de comunicação com o cliente

As Redes Sociais são indispensáveis para o mundo online. Nelas é possível criar um local agradável para a comunicação direta com o cliente, o que traz ainda mais a segurança de que a loja online é confiável. Outra estratégia é um chat ou um número de telefone que fale diretamente com a loja. Atualmente, também  o WhatsApp tem sido um meio de comunicação utilizado e requisitado por clientes.

Sem diálogo não existe relação, isso também se aplica entre loja virtual e consumidor. A construção de um diálogo com o cliente depende do conteúdo que será veiculado em diversas plataformas, como um blog. Essa ação oferece relevância à sua empresa e é uma das respostas mais eficientes à pergunta “Como vender produtos na Internet?”.

Como vender produtos na Internet: Anunciar

Sem a publicidade, nenhum negócio chega a lugar algum. Dentro da Internet, a publicidade é online e ela oferece diversas formas de levar seu nome para a boca do povo: links patrocinados em buscadores como Google e em Redes Sociais, email marketing, automação de marketing, são apenas algumas das opções.

A Internet oferece várias possibilidades para quem quer investir, a loja virtual é mais uma delas, que carrega em si diversos benefícios. Esteja onde seu consumidor está, venha para o mundo online!

Para desenvolver seu eCommerce com uma equipe especializada no assunto, clique aqui.