*Por Thaís Angeli
Big Data: um mar de informações
O mundo tem se tornado mais e mais digitalizado todos os dias. Com isso, o montante de informações acumulado na rede é continuamente crescente, e não há previsão de obstáculo que possa barrar este crescimento. Cada usuário que se conecta a um website já está disponibilizando suas informações na rede e elas são coletadas e armazenadas.
Suas buscas, suas preferências, suas dificuldades, seu local de origem, o tempo que você fica em cada página e todas as suas atividades online são pedaços de conhecimento injetados na rede. Esta incrível quantidade de informações recebe o nome de Big Data.
O problema gerado com o aparecimento do Big Data é que esta coleção de dados é tão extensa e desestruturada que as ferramentas tradicionais de gerenciamento não conseguem dar conta de organizá-la e, assim, informações valiosas podem se perder no turbilhão de dados que é a Internet.
A diferenciação de uma boa solução em Marketing Digital pode estar relacionada à capacidade de se adaptar às revoluções do mercado e conseguir encontrar dentro do Big Data aqueles pedacinhos de informação que possam ser relevantes e reveladores dos hábitos de seus clientes.
Big Data na construção de uma Big Campanha
Os 3 Vs principais do Big Data são: Velocidade, Variedade e Volume, ou seja, existe uma volumosa quantidade de dados, que aumenta num ritmo incessante e traz informações a respeito de diversas áreas. Assim, as possibilidades de descobertas são virtualmente infinitas para quem sabe se encontrar em meio ao Big Data.
Os hábitos de consumo de seus clientes, as preferências linguísticas e simbólicas, a localização sócio-histórica – estes são todos elementos que podem ser aprendidos em análises de Big Data e que possibilitam uma ponte direta entre a marca e seu cliente, uma vez que fornece informações imprescindíveis para que se estabeleça uma relação íntima, baseada no real conhecimento adquirido sobre quem está “do lado de lá” da telinha.
O acompanhamento das atividades online de seus clientes possibilita que sua campanha tenha fatores reativos, pois tem conhecimento sobre o público-alvo, e reage a ele, já garantindo o estabelecimento de uma relação recíproca. Além disso, pode-se e deve-se realizar uma campanha pró-ativa com estes dados, identificando tendências, prevendo intenções e se posicionando na vanguarda destas tendências.
A WSI Consultores não ficaria à margem desta novidade, é claro! Os monitoramentos de rede social e presença digital estão atingindo um novo patamar em nossa agência, com o incentivo à contínua capacitação de nossos profissionais nessa área. Neste mês será realizado o Social Analytics Summit, maior evento de métricas, em que será discutido o universo de monitoramento e mensuração de resultados, e a equipe WSI Consultores estará presente, buscando novas soluções para você e sua marca!
Referências:
TechTarget
SAS
Social Analytics Summit
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