O homem sempre buscou formas de se comunicar e assim que começou a escrever fez o uso das cartas para transmitir a informação a outra pessoa. O tempo passou, as formas de comunicação evoluíram, mas uma coisa permanece: as cartas.

Com a utilização da internet as cartas se tornaram eletrônicas e passaram a se chamar email. E ao invés de um endereço físico as pessoas passaram a ter seu endereço eletrônico.

Com essa tecnologia, a comunicação passou a ser mais rápida, a aproximar as pessoas, além de permitir que a mesma mensagem possa ser enviada ao mesmo tempo para vários endereços eletrônicos.

O uso do email não foi restrito ao uso pessoal, e passou a ser incorporado nas empresas facilitando a troca de informação, a negociação e o envio de documentos.

Nas corporações surgiu o email marketing, uma forma de divulgação em massa e eletrônica. O email marketing é uma forma moderna da mala direta.

Porém, a velocidade do email aos poucos foi sendo trocado pelas mensagens em redes sociais, alguns dizem que é por ser instantânea e pela interação rápida e pessoal. Antes uma mensagem rápida era um telegrama que levava mesmo de 24 horas para chegar, hoje em 1 segundo é possível enviar e receber uma mensagem.

As formas de comunicação são inúmeras e a transformação delas é constante.

Uma coisa é certa, sem se comunicar só fica quem quer.