Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, comprou o aplicativo de mensagem instantânea, WhatsApp, por US$ 19 bilhões. Esse investimento alto que o Facebook fez surpreendeu muita gente, mas alguns analistas confirmam que o negócio tem fundamento estratégico e que essa compra vai consolidar a posição do Facebook como líder em dispositivos móveis.
Pesquisas apontam que o WhatsApp tem 450 milhões de usuários e o Facebook, que é a rede social mais popular do mundo, possui 1,2 bilhão de usuários, mas os usuários do WhatsApp são mais ativos. Qualquer dia da semana, 62% dos usuários estão ativos no facebook já no WhatsApp a porcentagem aumenta para 70%.
O WhatsApp está presente em alguns sistemas operacionais, como: iOS, Android, BlackBerry , Windows Phone.
Há no Facebook a ferramenta chamada Messenger, é bastante usada mas não consegue alcançar o sucesso do aplicativo.
Mas o WhatsApp não é a primeira aquisição de alto custo de Mark Zuckerberg, ele também comprou o Instagram por 1 bilhão de dólares, o Instagram é um aplicativo de edição e compartilhamento de fotos para smartphones e possui milhões de usuários também.
Mas sem dúvidas o WhatsApp é a maior aquisição já feita pelo Facebook até hoje.
Muitas pessoas questionaram sobre qual vai ser a mudança no aplicativo depois dessa aquisição, mas segundo Mark Zuckerberg “O WhatsApp vai continuar a operar de forma independente. A estratégia do produto permanece inalterada e toda a equipe da ferramenta vai continuar em Mountain View”.
E o cofundador do WhatsApp, Brian Acton, em nota registrada no blog do WhatsApp destaca que : “Vocês poderão continuar usando o WhatsApp pelo valor de US$ 1 por ano – como já acontece – e todas as demais ferramentas permanecem inalteradas”.
Fonte: Tecmundo
Conecte-se conosco!