Redes Sociais ProfissionaisQuase metade da população brasileira acessa o Facebook todos os meses. Estes são dados que a própria plataforma levanta e divulga periodicamente.

Podemos considerar que, da data de divulgação dos dados até aqui, ainda mais pessoas se conectaram à rede de Mark Zuckerberg. E estas são pessoas com idade acima de 13 anos. Ou seja – em sua grande maioria, estão em idade de consumir e realizar decisões que envolvam adquirir produtos e serviços. Em outras palavras: o percentual do mercado consumidor na rede é ainda maior que os números oficiais de usuários ativos.

E, se todas estas pessoas estão conectadas a esta rede social, qualquer pessoa é capaz de realizar postagens, comentar e interagir ali, certo?

Por que preferir uma agência de marketing digital, se meu sobrinho pode fazer o trabalho, por um preço bem mais barato?

Esta dúvida paira sobre várias empresas que não têm a visão do profissionalismo necessário para gerenciar contas em redes sociais. É necessário entender que sim!, seu sobrinho pode realizar as postagens – mas, ele terá a capacidade de dar a cara de seu negócio a suas imagens e vídeos?

Poderá falar com seu cliente em seu nome, sem trazer crises e prejuízos ao relacionamento? Sabe prever potenciais problemas éticos em postagens? Ele saberá reverter comentários negativos em feedbacks construtivos? Saberá reproduzir a qualidade das redes sociais profissionais?

Sim, ele pode postar, como todos os usuários da rede, mas apresentará resultados? Relatórios com conhecimento das causas e destinos de investimento? Será que ele saberá segmentar os públicos corretos a serem atingidos? E fará tudo isso pensando no seu objetivo final?

Ele trará para sua empresa a mesma qualidade das redes sociais profissionais? Ele será designer, publicitário, redator, atendimento, gerente de contas, relações públicas?

Redes Sociais Profissionais

Estas são todas as funções envolvidas na criação de sua página de Facebook, aqui na WSI.

Então, voltamos a dizer: sim, seu sobrinho será capaz de fazer postagens. Mas, a não ser que ele se desdobre em vários, não conseguirá oferecer qualidade, estratégia e resultados.

A experiência da WSI com o gerenciamento de redes sociais tem vários casos de sucesso mundial. Somos uma rede de agências franqueadas, com sede no Canadá. Compartilhamos conhecimento, estratégias e ferramentas. Com isso conquistamos parceiros muitos importantes e necessários para gerir suas redes sociais.
Um deles é o próprio Facebook. Somos uma das primeiras empresas a receber acesso ao Workplace by Facebook – fomos selecionados para testar a plataforma, antes de ela ser aberta ao público geral. (E a Thaís Angeli, nossa coordenadora de conteúdo, contou sobre a experiência aqui).

Aqui, somos mais que usuários, somos parceiros e especialistas em redes sociais, e utilizamos as plataformas com o profissionalismo necessário para representar sua empresa!

Além do Facebook

Cada objetivo e cada segmento de mercado tem um público específico. Apesar de o Facebook ser a maior rede social da atualidade, não é a única e nem a mais adequada a todos os objetivos.

O LinkedIn é uma rede social voltada para o desenvolvimento de conexões profissionais. Tanto entre empresas e funcionários, como entre pessoas com objetivos e interesses profissionais comuns. Além de posts, como os do Facebook, ele ainda disponibiliza a plataforma Pulse – uma espécie de blog dentro da própria rede, que permite a divulgação de textos maiores, entre sua rede de contatos.

O Twitter é uma outra opção. Através dele, se fala sobre ocasiões pontuais. Notícias e eventos, normalmente são bastante comuns nesta rede, que foi a primeira a instaurar as, hoje onipresentes, hastags. Ao contrário do LinkedIn, aqui se prioriza textos concisos, em que a mensagem é passada em poucas palavras.

Há ainda o G+, que conta como uma poderosa arma no bom posicionamento em buscas no Google, uma vez que é a rede social criada por eles.

Cada uma dessas redes tem especificidades. Elas só serão abordadas da maneira adequada por um time competente, atualizado e em constante evolução. Conte sempre com a experiência dos anos, e a adaptabilidade dos segundos!