redes sociais e o papa

A internet e as mídias sociais deram voz à todos, consumidores ou simplesmente usuário, todos sem exceção podem se comunicar. O que vemos ultimamente, é que as pessoas tornaram-se narradoras dos fatos que acontecem no mundo off-line nas redes sociais.

O exemplo mais recente do novo perfil de comunicação foi no dia 13 de março de 2013 durante o conclave para a eleição do novo Papa. As redes sociais foram tomadas pela noticia: primeiro da fumaça branca e depois sobre o anuncio de quem seria o novo Papa. Não demorou muito para que após as narrações, debates e opiniões que surgissem os memes ligados a origem e ao nome do Papa.

redes sociais e meme papa

 

Durante uma tarde inteira no Brasil foi usado o #conclave e #habemuspapa.

Nossos narradores virtuais informam os usuários da redes sociais sobre temas diversos, de religião, passando pela politica e acabando em futebol, não há assunto que não chegue as timelines na velocidade de um clique.

 

Redes Sociais e as novelas

redes sociais e novelas

Outro assunto que nossos narradores virtuais adoram estão sempre ligados ao último capitulo de uma novela. A segunda tela acontece em tempo real. Os narradores não só descrevem o que está acontecendo no programa que estão assistindo, como também dão a sua opinião sobre o assunto.

A interação nas redes sociais causada por esses narradores virtuais é algo relevante, pois a cada compartilhamento de informação uma marca pode ser fortalecida.

No caso da narração de um capitulo de novela nas redes sociais, por exemplo, podemos obter a informação de quantas pessoas estão sintonizadas no mesmo canal. Quando o debate é sobre uma marca ou sobre a ação desta marca, vemos a interação que isso causou.

 

Redes Sociais e o Conclave

mobile e conclave

Voltando ao conclave, praticamente todos na praça de São Pedro estavam com algum aparelho mobile registrando o momento histórico, alguns fazendo post diretamente do local. Essas publicações fizeram com que o nome Francisco se espalhasse rapidamente pelas redes sociais. Agora imaginem o poder que essa palavra não ganhou. Faça um teste simples, vá até ao site do buscador Google e digite a palavra Francisco e veja o resultado.

Impressionante, não é, o poder de alcance das redes sociais