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Planejamento de Marketing Digital sempre é uma pauta revisitada, e aqui no blog o assunto já foi tratado no post Como fazer um planejamento estratégico de Marketing nas Mídias Sociais. O interessante é que ele sempre será uma forte estratégia para levar durante o ano, porque sem um plano não se chega a lugar algum.

Todo começo de ano deve se iniciar com planejamento, e para o marketing digital não é diferente. É essencial ter uma estratégia bem definida para traçar metas e mensurar ações específicas que serão fundamentais para o sucesso da empresa. A ausência desse plano pode comprometer de forma significativa os negócios, limitando o crescimento da empresa/marca por falta de previsões de recursos e prejudicar as metas que poderiam render resultados importantes ao longo do ano.

Sabe-se que a marca precisa ter uma presença no mercado digital, e sem essa representatividade ela se torna cada vez mais invisível aos olhos dos consumidores hiper conectados, além de perder espaço para a concorrência.

Confira os passos para um bom planejamento:

Aprendendo com o passado

O ano de 2015 se foi, mas ainda é possível vê-lo no horizonte, e o mais importante, fazer um balanço dos aspectos positivos e negativos. Não foi um ano fácil, com a flutuação do PIB e juros, que implicaram na elevação da inflação e de taxas, e tudo isso pode contribuir para a baixa do consumo e vendas.

Ter um olhar amplo é muito importante na hora de avaliar as ações realizadas durante o ano anterior. Entender o desempenho do funil de vendas, permite avaliar as etapas que tiveram resultados não tão satisfatórios. Em épocas de crise financeira, como a do ano passado, muitas empresas precisaram enxugar gastos e optaram por retirar as táticas que não deram resultados, para evitar a saída de recursos desnecessários.

Quais serão os objetivos para esse ano?

Depois do diagnóstico da sua empresa, em que avalia-se sua saúde, comece a estipular metas para o novo ano.  Essas metas podem estar relacionadas ao fortalecimento da presença de marcas ou a pontos mais específicos, como obter mais engajamento do usuário nas Redes Sociais.

É interessante estabelecer indicadores de desempenhos, capazes de determinar de forma mensurável e direta quanto dos objetivos estão sendo alcançados. O acompanhamento desses dados é importante para o planejamento, agindo como o termômetro da empresa.

Projetos = Objetivos = Equilíbrio

Para chegar a algum lugar deve-se levar em consideração o caminho a ser percorrido. Nesse caso, não se pode estar em vários lugares ao mesmo tempo, mas sim selecionar um só objetivo principal para poder alcançar.

Após a escolha desse objetivo, está na hora de olhar para os processos que criarão as estratégias: defina o público-alvo, reestruture a linha editorial, reformule seu site e a sua otimização nas ferramentas de buscas, entre outras ações que podem dar uma nova roupagem digital à sua marca.

Cada projeto é diferente, com tempo determinado e características únicas e personalizadas para a sua realização. Desta forma, todo o planejamento  deverá estar alinhado de maneira equilibrada em tempo x orçamento para o decorrer do ano.

Cronograma é essencial

Nada adianta sonhar alto sem ter um plano de ação por partes, e assim é o cronograma. Com ele é possível esmiuçar os detalhes do projeto e avaliar cada ação de acordo com as necessidades daquele período, para serem colocadas em prática com tempo hábil de atingir seus objetivos e metas.

 Faça da métrica sua amiga

Vive-se a era da informação. A quantidade de informações vindas das redes sociais, da interação de blogs e outros ambientes virtuais, sobretudo do mobile, trazem um grande volume de dados, gerando o chamado “big data”.  Hoje em dia é inevitável ter um planejamento sem uma estratégia que conte com esses dados. Com as táticas de data analytics a empresa consegue, entre outras informações, descobrir tendências de comportamento do novo consumidor e suas necessidades de consumo, fazendo com que a manutenção e captação de novos clientes torne-se mais eficaz. O desafio é saber utilizar todas as informações que são fornecidas pelos usuários e usá-las a seu favor.

Referência:

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