O que procurar em uma agência de Marketing Digital

Você já sabe que sua empresa tem que estar representada online. Já sabe que seu site é sua casa na internet. Que suas páginas nas redes sociais são seus cartões de visita. Que seu email é um canal de comunicação direta com seus clientes.
Mas como manter estes veículos todos rodando e em sincronia? Você pode destacar um time interno para realizar suas campanhas de marketing. Para isso, deve criar um novo departamento e fornecer a eles as ferramentas e os conhecimentos necessários para que sejam a voz de sua empresa na internet. Deve incentivar a produção constante de conteúdo e as postagens e divulgações nos meios certos, direcionados aos segmentos corretos de público que você quer atingir.
Para a maior parte das empresas, este é um processo dispendioso, que não vale a pena, pois demanda custos maiores que a contratação externa do mesmo serviço. Mas, como deixar que uma outra empresa, ou agência de marketing digital, represente sua marca na internet? Ela será capaz de transmitir as mensagens certas e transparecer seus valores da maneira que você quer e seu cliente entende?
Vamos dar aqui algumas dicas para ajudar você a analisar qual será a agência mais alinhada com seus objetivos e metas. São 4 elementos que respondem à pergunta “O que procurar em uma agência de marketing digital?”

E nossas respostas são:

Expertise e experiência

O mundo digital está sempre mudando, e, por isso, é importante repensar os termos expertise e experiência. A palavra-chave para que estes dois aspectos sejam tão importantes na escolha da agência de marketing digital é a adaptabilidade.
Uma agência capaz de se adaptar às evoluções da internet e adquirir expertise rapidamente é necessária, ou sua capacidade de aproveitar as novas oportunidades será prejudicada.
A prática destas estratégias é o que vai definir a experiência da agência: ela deve, preferencialmente, ter intimidade com as ferramentas e plataformas mais antigas e capacidade de se adaptar e adotar as novas – que surgem diariamente.

Atendimento personalizado

Perceba o cuidado que as agências darão às suas necessidades. Uma agência engajada em fornecer resultados, deve estar sempre focada em alcançar o objetivo almejado por você para sua empresa. Seus princípios e valores devem ser valorizados, pois são eles que dão o impulso para sua empresa.
Um atendimento atencioso, que se atente ao que você quer é essencial. Assim, as equipes de conteúdo e estratégia poderão lidar com informações que condizem com o que você acredita e oferece.

Planejamento Estratégico

Antes dos primeiros passos para inserir ou melhorar a presença de sua empresa na internet, é indispensável planejar o caminho. Análise competitiva, criação de buyer personas, mapeamento de conteúdo, definição de palavras-chave para SEO e AdWords, estudo do posicionamento prévio – todas estas e outras são atitudes a serem tomadas antes de começar com o trabalho de criação e distribuição de conteúdo, ou de uma estratégia de inbound marketing.
Desconfie de agências que prometem “postar essa semana”. Elas, muito provavelmente, não estão preocupadas com o resultado real da ação de marketing, que exige planejamento, definição de metas, prazos e estratégias. Pressa e impulsividade não são bons exemplos do que procurar em uma agência de marketing digital.

Resultados

E lembre-se, procure conhecer os trabalhos já realizados pela agência, pergunte sobre alguns outros clientes e casos de sucesso. Confie nos resultados que você pode ver!

O que procurar em uma agência de marketing digital se você não encontrou os 4 elementos acima?

Procure a porta de saída 😀
Brincadeiras à parte, é importante compreender que nem toda agência será ideal para o seu estilo de trabalho. As divergências podem acontecer… Você tem que estar preparado para prever isso antes de fechar aquele contrato de 48 meses.

Para conhecer a metodologia WSI, clique aqui.