Código de Defesa do Consumidor, internet , redes sociais e boca no trombone 2.0 são as principais armas do consumidor atual. Foi-se a época em que comprávamos um produto e se apresentava algum problema/defeito, perdíamos o produto e o dinheiro por não ter como solucioná-lo. Hoje em dia o consumidor posta foto na rede da marca e faz sua reclamação online, não só nas redes da marca, mas em seus perfis e tem a ajuda e solidariedade até de pessoas que não o conhece.

Esse novo  consumidor e seu comportamento na internet têm sido tão marcantes,  que interferem diretamente nas estratégias desenvolvidas por marcas e serviços. Para entender melhor este novo consumidor e ajudar no planejamento estratégico digital, há uma linha de pesquisa chamada de Netnografia.

A Netnografia mistura Ciência Social e Marketing em pesquisas sobre o comportamento online do consumidor  e permite que consigamos conhecer melhor esse consumidor e suas opiniões, seus  sentimentos, saber quais foram sua experiência com marcas e serviços e quais são suas expectativas com essas marcas e serviços, além de suas expectativas pessoais a diversos outros assuntos. Em resumo, a netnografia permite não só pesquisar e explorar o perfil do consumidor, mas definí-lo perfeitamente.

Saem na frente as empresas, de produtos ou serviços, que entendem que juntar netnografia com big data, dados vindos de monitoramento e métricas, têm a oportunidade não só de identificar e prever tendências, mas de atuar digitalmente buscando os objetivos propostos no planejamento.

Então não se trata simplesmente de criar uma conta em uma plataforma social e publicar imagens engraçadinhas. É preciso ter netnografia mais estratégia criada, desenvolvida e monitorada para  acompanhar através de estudos diários, o seu cliente ou marca para qual trabalha, além de definir a persona que vai criar/gerar conteúdo e interagir nas redes,  fatores que vão não só influenciar diretamente as estratégias presentes e as futuras, mas impactar o resultado do marketing digital.

E isso é apenas o começo. Invista sempre em netnografia e bons planejamentos estratégicos, pois a área de social media é tão nova e tão dependente do comportamento do usuário que não existem receitas prontas, nem caminhos iguais. Estamos construindo pontes ao mesmo tempo que caminhamos sobre elas! Fique de olho.