Com o crescimento da tecnologia de Informação, unida ao acesso do consumidor à Internet, houve-se a necessidade de criar estratégias, que fossem além das tradicionais, para Interagir direto com o consumidor (independente de ser B2C ou B2B)

Na internet o consumidor quando está conectado, procura satisfazer basicamente três necessidades: informação, diversão e relacionamento.

As redes sociais em marketing digital são os canais de relacionamento digitais, onde as pessoas se encontram, como uma página da internet, para Interagirem de forma diversa, exemplo: Orkut, Facebook, Twitter, Linkedin, Myspace e outros.

E as mídias sociais, são o conjunto das redes sociais, juntamente com os blogs e sites É uma mudança na maneira como as pessoas descobrem, lêem e compartilham informações.

É uma fusão social e tecnológica, transformando o que até então era um monólogo em um diálogo.

Em mídia social as pessoas desempenham não só o processo de leitura, ou somente divulgar informações, mas também compartilhar e criar conteúdos para que outras pessoas possam compartilhar e usufruir.

E quanto as classificações de consumidores ou gerações que mais usam ou irão utilizar estas ferramentas? Geração X, Y ou Z?

Na verdade podemos chamar de Geração A, ou Geração Atitude, independente da época em que nasceram, pessoas que possuem facilidade para responder desde (hoje) um simples e-mail, possuem perfis e usam as Mídias e Redes Sociais (tanto pessoal como profissional), tem ou usam dispositivo móvel, e outras facilidades tecnológicas digitais, unidas ao até então chamado mundo ´off line´ e possuem uma boa dose de Iniciativa, Inovação, Criatividade, Empreendedorismo, sabem aproveitar as oportunidades, não tem medo de ousar, ou ´reclamar´, expõem suas observações, valores, e interagem mais rapidamente.

É para estas pessoas e não apenas simples consumidores que o novo marketing, está caminhando.

Fonte: http://www.administradores.com.br