Durante os últimos anos o marketing em mídias tradicionais passou por uma transformação e diversos itens utilizados nas formas de propaganda off-line foram adaptados para as mídias online. Um destes itens foi o e-mail marketing.

Pare e pense: você está no seu carro, parado no semáforo e logo vem alguém com um panfleto. As vezes, você abre o vidro do carro e pega, dá uma olhada e logo joga no chão do carro. Outras vezes, você simplesmente recusa. Como isso é diferente do e-mail marketing? De forma bem simples, o e-mail marketing é um tipo de panfletagem online, mas para ser assertivo, você precisa entregar o “panfleto” para o público certo, senão seus e-mails serão como panfletos em semáforos, serão jogos no lixo, mas neste caso, irão para a lixeira da sua caixa de e-mail.

E-mail marketing dá certo sim, desde que haja a segmentação correta do público. Ao distribuir um panfleto, dificilmente você conseguirá mensurar o retorno sobre este investimento. Você sabe quantas pessoas foram ao seu estabelecimento ou compraram o seu produto porque viram sua divulgação?

Essa é a grande diferença das ações do marketing digital: conseguimos mensurar o que ocorre a partir do momento que sua campanha vai ao ar.

 

Como mensuramos as campanhas de e-mail marketing

 

email_marketing

Toda campanha de e-mail marketing é pensada para um público-alvo específico. Isso começa na criação da arte do e-mail e continua até após o envio.

Monitoramos tudo o que acontece a partir do momento em que enviamos o e-mail. Sabemos quem abriu, quantas vezes abriu e a ação que tomou. Isso é ideal para termos os dados de quem realmente se interessou pelo seu produto.

Outros dados que podem ser apresentados são: quem não abriu, endereços errados ou quem não deseja receber os seus e-mails. Com isso podemos desmembrar outras ações e alimentar o cliente com informações corretas.

Um exemplo é enviar um outro e-mail, com um titulo diferente para quem não abriu os e-mails, convidando-o a descobrir o que sua empresa tem a oferecer. Outro ponto importante é que o resultado de cada disparo de e-mail marketing nos ajuda a criar uma base sólida de endereços de e-mail, e segmentá-la de acordo com o interesse do seu público.

 

Por isso, na sua próxima ação, pense no marketing digital e na panfletagem on-line, mas lembre-se de fazer isso com a ferramenta correta, para que sua conta de e-mail não seja bloqueada e seu conteúdo não seja considerado spam.