livros eletronicosPara quem não dispensa um bom livro e adora produtos eletrônicos, os e-books unem duas paixões. Além de, evitar grandes volumes em mochilas ou bolsas, lhe dar a oportunidade de ter vários títulos a disposição.

Apesar de parecer algo moderno, o primeiro e-book foi criado em 1971, por Michel Hart, ao digitar e distribuir de forma eletrônica a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Mas só em 1993, 22 anos após a primeira criação, que surge o primeiro programa de livros digitais, e a publicação do livro digital: Do assassinato, considerado uma das belas artes, de Thomas de Quincey.

Após 2 anos, em 1995 a empresa Amazon inicia a venda de e-books na internet.

Os e-books são lidos através de simples programas como PDF, HTML e o ePUB, e podem ser armazenados em pendrives, CD’s, computadores, celulares ou cartões de memórias.

Há quem não dispense um bom livro impresso, porém a praticidade e a portabilidade dos e-books são duas de suas vantagens. Outro ponto relevante são os valores de comercialização dos e-books. Por não haver a necessidade da impressão e matéria prima, os e-books são mais barato que o livro impresso.

 

E-books para download

 

Existem alguns sites ou entidades que liberam o download de e-books de forma gratuita, como no caso da Universidade de São Paulo – USP.

A universidade liberou cerca de 3 mil títulos, que fazem parte do acervo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, que foi doada à universidade. Dentro o material estão livros raros, documentos históricos, manuscritos e imagens.

Se você tiver uma conta no Google também terá a opção de downloads de e-books de diversos títulos, são livros, revistas e todos divididos por categorias e área de interesse.

São e-books gratuitos, pagos, didáticos ou com belas histórias. Eles estão por ai recheando a internet de conteúdo acessível à todos. Não importa em que lugar esteja.