* Por Thais Angeli

Marketing Digital e Mídias Sociais - Blogando Bauru
Fonte das Imagens: Blogando e Marcia Ceschini

A equipe de Mídias Sociais da WSI Consultores esteve presente, neste Sábado, dia 03 de Outubro, à quarta edição do evento Blogando Bauru. Realizado na cidade de Bauru, interior de São Paulo, o segundo dia de apresentações do evento foi aberto com um painel de discussão acerca do mercado de Marketing Digital no interior do estado. Uma das convidadas para este debate foi a Coordenadora de Mídias Sociais da WSI Consultores, Marcia Ceschini, que, juntamente com Armindo Ferreira, Hugo Hoch e James Chubb nos ofereceu um panorama do contexto digital interiorano.

As palestras seguintes da programação se dedicaram a assuntos variados entre planejamento, ações, execução, e inovações nas redes sociais. Porém, o tom geral foi pautado por um norte em comum: a humanização do marketing digital.

Marketing Digital: da comunicação de massa à personalização

Desde a idealização até a execução, considerar o cliente final – cliente de seu cliente – é essencial. Aline Guerra, uma das palestrantes do período da tarde, listou cinco pilares fundamentais de uma boa estratégia de marketing digital. Planejamento, Motivação, Personalidade, Frequência + Visibilidade e Monitoramento + Relacionamento. Em maior ou menor grau, os cinco pilares envolvem o cliente final.

A palestrante Silvia Siqueira, trouxe toda a experiência construída em sua carreira na Netshoes, no que diz respeito a relacionamento com cliente através da internet. Segundo ela, os pilares para a criação do conteúdo para marketing digital são três: cliente, empresa e cenário. Porém, enfatizou que o cliente tem que ser o mais importante dos três, uma vez que nem empresa e nem cenário existiriam sem ele.

Cristiano Santos apresentou palestra sobre a rede social profissional LinkedIn, com muitas sugestões importantes a serem seguidas quanto ao comportamento naquela rede. Sendo o tema principal, então, o relacionamento, Cristiano também teceu comentários sobre a relação marca-cliente. Afirmou que é menor a aceitação do cliente por marcas que evidenciam muito seu produto e muito pouco seu valor.

Assim, vemos uma tendência de marketing digital que vai na contramão da tradição da publicidade. O início da história da propaganda se deu com a comunicação de massa. Ou seja, partiu da possibilidade de se produzir um conteúdo, distribui-lo indiscriminadamente a muitas pessoas, esperando que algumas destas aderissem ao discurso propagado e se tornassem clientes em potencial.

Atualmente, no entanto, o marketing digital trilha o caminho inverso: analisa-se o cliente já conquistado, para então criarem-se estratégias que levarão a propaganda diretamente àqueles clientes em potencial. Através de métricas, análises e monitoramento, a tecnologia permite identificar os principais assuntos de interesse dos usuários na rede e assim direcionar para as pessoas certas, os anúncios certos.

O analista de mercado da Google, Keith Matsumoto, apresentador da palestra “Criatividade não é tudo”, vai ainda mais longe e relaciona o monitoramento do comportamento dos clientes com a criação de novos produtos, já direcionados às necessidades dos futuros consumidores. Uma revolução nos padrões de consumo impulsionada pelas mudanças na área do marketing digital e só possível pelo uso inteligente da internet.

Liliane Ferrari trouxe sua expertise em blog corporativos e foi enfática: deve-se apostar em geração de empatia entre marca e consumidor. As marcas com presença online devem ir além e ter atuação online, ou seja, devem se tornar ativas e abraçar o protagonismo na rede, interagindo e criando maior engajamento – pois dará ao cliente a percepção de estar participando de um relacionamento que é uma via de mão dupla: ele se interessa pela marca, e a marca por ele.

Já a maneira de humanizar apresentada por Guilherme Cury depende de se conhecer previamente o cliente, ou leitor, e, através da análise de seu comportamento online, prever seus comportamentos futuros. As tentativas de predizer os futuros interesses dos clientes levaram o blogueiro a ter alta rentabilidade com suas publicações. É claro que a exatidão dessas previsões só acontece se a empresa tiver pleno conhecimento do cliente.

Ver com os olhos do cliente: o desafio do Marketing Digital

Tiago Yonamine, criador da startup Trampos, teve mais facilidade, pois é um designer e criou um site centralizador de vagas para profissionais das áreas de tecnologia e comunicação. Sendo ele próprio um destes potenciais clientes e tendo amigos na mesma área, Tiago pôde ter um vasto conhecimento a respeito das áreas de interesse de seus usuários. Mas nem sempre o criador do conteúdo de marketing digital está inserido no universo do cliente final.

Como fazer isso, então? Mais uma vez a humanização se fez presente: a maneira considerada mais eficaz é a criação de “buyer personas”, situação em que a empresa cria um personagem fictício que tenha as características de seus clientes reais – estratégia muito utilizada na WSI Consultores.

A palestrante Jakeline Broco trouxe seu conhecimento nos novos aplicativos Snapchat e Periscope, com base em sua experiência positiva, alcançada com o Parque das Aves. A palestra se pautou nas maneiras com que as marcas podem utilizar os aplicativos para a ampliação de sua visibilidade – sempre levando em consideração seu público e mercado de atuação.

Não parece ser coincidência, no entanto, que Snapchat e Periscope sejam os aplicativos em maior evidência no momento: ambos apresentam a visão do próprio cliente e mostram aos usuários conectados uma visão em primeira pessoa, feita por um outro usuário. Além de serem soluções de baixo custo e com altas possibilidades de alcance, as ferramentas entregam aquilo que as marcas vêm tentando conseguir: enxergar o mundo através dos olhos do outro – ou melhor, de seu cliente.

 

O evento acontece anualmente, em duas cidades: Bauru e Salvador. Confira o site deles: Blogando