texto onlineDesde a sua invenção em 440a.C a forma de escrever vem se modificando. Algumas mudanças na escrita foram essenciais para a maneira que a usamos hoje, ou usávamos, pois novamente passamos por uma revolução, a escrita online ou a forma de escrever na era digital.

As gerações X e Y estavam acostumadas a livros físicos e seu envolvimento com os textos eram mais profundos e os levavam a pensar e analisar de forma mais a fundo. O tempo era outro e talvez a vida não fosse tão corrida.

Hoje a geração Z está adaptada ao texto online, e estes possuem 140 caracteres e passam informações rápidas. Alguns textos com conteúdo mais relevantes possuem cerca de 300 caracteres e é o suficiente para o leitor se entreter.

Ok, o texto online não se resume a isso. A grande revolução é que nossa escrita está migrando do papel para a tela. E a forma de interagir com as palavras também.

 

O texto Online

O texto online, seja na internet ou em e-books, alterou a percepção do contexto, e para alguns neurocientistas, isso também fez com que houvesse uma diminuição no pensar. Mas vamos abrir um parêntese na história: Sócrates também achava que haveria uma diminuição no questionamento e na estimulação da memória quando houve a transição da linguem oral para a linguagem escrita, e não foi o que aconteceu.

Para outros estudiosos é apenas uma questão de adaptação, da escrita em material físico para os texto online.

O texto online vem para agregar a leitura aos smartphones e tablets, além de prosseguir com a mudança natural da era digital. O texto para os mecanismo digitais estão ganham atrativos como sons e imagens interativas, algo impossível que ser feito nos livros físicos.

No online há a possibilidade de recursos diversos que atraiam a leitura, e os e-books por exemplos, estarão sempre a disposição em seu tablet, sem que para isso você precise carregar peso.

Modernidades ou mudanças, vivemos na era digital, e é normal que o curso seja este, migrar e se adaptar do off-line para o online. Tudo é uma questão de adaptação.