Digital Marketing
Digital Marketing

Para quem trabalha com Marketing Digital os vários termos do mundo online em sua grande maioria são comuns, porém, será que conhecemos todos? E nossos clientes? A internet está cheia desses termos e é preciso saber do que se trata.

Confira alguns termos e seus significados e não fique mais na dúvida:

Advergame – jogos nas páginas de um site/produto ou a utilização de marcas em jogos digitais.

AdWords – é o principal serviço de publicidade da Google para adquirir publicidade. Altamente segmentado independentemente de qual seja o orçamento do anunciante, o serviço usa o sistema de publicidade por Custo por Clique (PPC) e (CPM) em anúncios em forma de links encontrados nos mecanismos de pesquisa relacionados às palavras-chave que o usuário está pesquisando.

Acknowledgement – é um aviso ou notificação de recebimento.

Anúncio – Promoção de uma marca, produto ou serviço, através de determinado conceito de comunicação aplicado em plataformas digitais.

APIApplication Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos, é um conjunto de rotinas e padrões de programação para criar acesso de software  de um aplicativo baseado na Web.

Aplicativos – é um programa desenvolvido com um fim estratégico para ser utilizado em plataformas sociais ou em dispositivos móveis.

Banner – É uma imagem ou animação colocada no site ou página da empresa com a finalidade de propaganda.

Black hattermo utilizado para se referir às tecnicas de SEO não autorizadas que acessam um sistema protegido, para obter monetização através de meios não autorizados ou para ter acesso a informações confidenciais.

Blog-  Site em que se publicam textos de diversos assuntos e temas, que são chamados de posts. O blog pode ser uma página do site da empresa.

Browser – Navegador para  acessar a internet.

Briefing – O briefing deve  trazer todas as informações sobre o cliente e sua atuação no mercado para dar diretrizes para o planejamento a ser desenvolvido.

Buscadores – sites utilizados pelos usuários da internet para conseguir a informação  necessária.

Call to actionações criadas em sites, e-commerces e em anúncios nas mídias digitais para atingir a finalidade do seu objetivo proposto.  Ex: compra de um produto, promoção, entre outras.

CRMCustomer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Pode ser um conceito administrativo ou a designação do sistema tecnológico que é desenvolvido para acompanhar todo o histórico de compras do cliente em um site.

CSSCascading Style Sheets é o nome que define como  será a aparência das páginas na internet que foram desenvolvidas em  XML, HTML e XHTML.

CPC – CPC é a sigla para custo por clique. Ao realizar uma campanha de links patrocinados várias palavras-chave são escolhidas que farão sua campanha aparecer quando estes termos escolhidos forem digitados por alguém nos mecanismos de pesquisa e que atraia o clique.

DNS – Domain Name Server, ou servidor de nomes de domínios. Servidor ligado à internet que contém a lista de endereços dos diversos sites cuja finalidade básica é resolver nomes de domínios em endereços de redes (os IPs).

e-Book- Livro digital.

E-commerce – Venda não presencial, um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, um computador. Sinônimo de loja virtual.

Edge Rank – Algoritmo do Facebook que determina a relevância do post e quais vão aparecer no feed de notícias do usuário. São levados em consideração a afinidade e o tempo da postagem.

E-mail Marketing – Utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto ou direcionado para um público-alvo.

Engajamento – Criar fidelidade com o usuário se identifique como parte da marca, e desta forma, passe a consumir seus produtos, serviços, seus posts e recomende a marca para seus amigos ou outros consumidores.

Facebook AdsAnúncios criados nessa plataforma social que podem ser segmentados demograficamente, por interesses, entre outros, que devem seguir as normas de publicidade dessa mídia. Os investimentos podem ser diários ou vitalícios.

Feed – É um formato de dados de conteúdo atualizado frequentemente, como sites de notícias ou blogs.

Follow (dar follow)  – passar a acompanhar os tweets de uma pessoa no twitter

Follow Friday (#FF) – tradição de, às sextas-feiras, indicar twitters (pessoas) da sua timeline para serem seguidas por outros twitters.

Foursquare – plataforma de geolocalização, utilizada por marcas/empresas para interagir com usuários que fazem check in de suas venues (ruas) e ganham badges (bandeiras de ranking por check in)

Geração de Leads– Transformar visitantes em clientes, gerar negócios. Gerar candidatos interessados em adquirir seu produto ou serviço.

Google adwords – O Google Adwords é um serviço específico para anúncios em forma de links, encontrados principalmente em sites de busca, relacionando às palavras-chave que o internauta está procurando. É uma publicidade online altamente segmentada, baseada no sistema de custo por clique, custo por impressões ou de custo por ação, independentemente de qual seja o orçamento disponibilizado. Os anúncios do AdWords são exibidos juntamente com os resultados das pesquisa nas ferramentas de busca.

Google Analytics – é um serviço gratuito e é oferecido pela Google, ativado por intermédio de uma conta do Google. Ao cadastrar-se um site recebe-se um código para ser inserido na programação do mesmo e, a cada exibição, estatísticas de visitação são enviadas ao sistema e apresentadas ao dono do site. Foi criado principalmente como um auxílio aos webmasters para otimizar seus sites para campanhas de marketing e para o Google AdSense.

Hashtag – o sinal # usado no final de cada tweet ou post para enfatizar o assunto e facilita a busca por assunto.

Heavy user – usuário de alguma rede, fórum ou jogo que já é bastante experiente (antônimo: noon/newbie)

Hotsite – São pequenos sites planejados para apresentar e destacar uma ação de comunicação e marketing, representam um conceito e normalmente ficam no ar por período determinado.

Inbound Marketing-  Novo conceito de marketing que consiste em atrair o público-alvo pelo conteúdo de relevância distribuídos em todos os canais digitais da sua empresa.

Landing Page – É página por onde o visitante chega a um site,  ou o local de direcionamento quando clicamos em um resultado de busca ou em um anúncio de banner ou links patrocinados.

Layouté um esboço ou rascunho de uma arte ou página na internet criado para aprovação final da peça.

Lead- O lead  é um contato qualificado, pessoa que entrou em contato com você através de algum meio e está interessada em algum produto/serviço

LinkedIn Ads – é uma solução de publicidade online que permite criar e veicular anúncios em páginas de destaque LinkedIn, focadas no  público-alvo, por cargo, setor, localidade, nome da empresa, sexo/idade, grupo do LinkedIn.

Link patrocinado – é um tipo de anúncio online, divulgado em sites, que conduz o usuário, e potencial cliente, a visitar a página da sua empresa clicando no link do anúncio.

Marketing de Conteúdo – Uma das partes do Inboud Marketing, é baseado em atrair o consumidor a partir do interesse pelo conteúdo do site, social media ou página.

Media Kit  – conjunto de informações de audiência de um canal digital, com dados de valores para se investir em publicidade online.

Mídias Digitais- É o canal de comunicação realizado em redes sociais ou meio digital, Também é chamado de social media.

Monitoramento – É a ação de gerenciar ou administrar uma marca, palavra chave ou serviço em determinada plataforma social campanha ou ação na internet.

Mobile – tecnologia móvel que permite acesso à internet em celulares, tablets,

Mobile Marketing – ações de marketing desenvolvidas para plataformas móveis como: SMS Marketing, Bluetooth Marketing, Desenvolvimento de aplicativo e site mobile.

Otimização Estratégias e técnicas adotadas para melhorar a posição de um site nos motores de busca.

Palavras-chaves – Palavra ou frases utilizadas para uma campanha de busca, também conhecida como keywords. São muito utilizadas para técnicas de SEO em blogs e sites

Page view – número de páginas visitadas

Post – postagem que o blogueiro faz em seu blog ou nas redes sociais .

Remarketingsão estratégias de marketing digital com prazo definidos que podem ser criadas para gerar resultados em plataformas sociais como o Facebook ou em buscadores.

Retweet ou retuitar – encaminhar um tweet recebido na sua timeline.

Reply – responder a pessoa que lhe mandou um tweet ou questionamento em uma rede social.

Seguidores – pessoas que lhe seguem  em blogs ou redes sociais. No Twitter são as pessoas que dão follow no seu Twitter para acompanhar seus tweets.

Responsivo – nomeação dos novos sistemas de construção dos sites que se ajustam às telas de navegação do usuário.

ROI – É retorno sobre o investimento, normalmente é utilizado para medir a eficiência de campanha de propagadas na internet.

ROE – retorno sobre engajamento. O quanto uma ação resultou em novos seguidores, compartimentos e divulgação de um conteúdo da marca.

SEO – Search Engine Optimization . É o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca.

Social Media –  é a nova forma de fazer comunicação de marca nos meios digitais, aproximando mais a marca do seu consumidor.

Tag – etiquetas que se colocam nos textos em blogs, microblogs e sites a fim de catalogar a informação contida nele para ser mais fácil de indexar.

Templateé um documento visual com cores e representações das páginas de um site ou blog que devem ser seguidas na produção final do conteúdo a ser exibido.

Timeline – tela com tweets dos seus seguidores ou curtidores nas redes sociais.

Troll – usuário que busca desestabilizar uma discussão fazendo geralmente uma piadinha. O troll usa de ironia e sarcasmo para tirar as pessoas do sério. A expressão surgiu do termo trolling for suckers (lançando a isca para trouxas) ainda na usenet.

Tumbrl – novo tipo de blog, com possibilidade de colocar fotos e vídeos. No tumblr as pessoas podem seguir como no Facebook. Cria-se uma rede.

Tweet – cada uma das mensagens enviadas no Twitter é um tweet.

Twittar ou tuitar – escrever mensagens no Twitter.

Twitter – rede social de microblog com limite de 140 caracteres, que permite fácil comunicação

Twitters – a pessoa que usa o Twitter

Tráfego – Termo para designar o volume de pessoas em determinado lugar ou determinar dados de acesso das páginas de um site.

Trackbacks -É um mecanismo que permite que um autor de um post saiba quando alguém mencionou o post por meio de um link.

Unfollow (dar unfollow/receber unfollow) – parar de seguir alguém no Twitter  ou em outra rede social.

Webinar –  É um seminário/palestra virtual com Conteúdo disponibilizado para o público em formato de vídeo e pode ser uma aula, palestra, debate ou outras opções de informação em plataformas pagas ou gratuitas.

White HatAo contrário do Black Hat, o White Hat são as técnicas válidas de SEO  autorizadas pelos buscadores.

 

Acesse nosso dicionário <a href=”http://info.wsiconsultores.com.br/o-que-e-o-que-no-marketing-digital”>”O que é o que no marketing digital?”</a> para saber mais sobre os termos utilizados no marketing digital?