• Menu
  • Buscar

Automação de Marketing

Se você é um consumidor online, já deve ter passado por essa situação:
Ao pesquisar antes da compra, você:
1- acessa uma loja virtual,
2- faz seu cadastro,
3- seleciona produtos, e…
4- não compra.

Você só queria pesquisar os preços. No entanto, daqui uns dias, você recebe um email relembrando suas escolhas de produtos. Ou um que sugira produtos similares. Ou até mesmo uma oferta de desconto naqueles produtos escolhidos.

Este processo faz parte do amadurecimento da sua decisão de compra. E a loja virtual que enviou estes emails sabe disso. Ela investe em automação de marketing.

Como funciona a automação de marketing?

Resumidamente, a ideia da automação é prever o caminho percorrido pelo consumidor desde o momento em que ele sente uma necessidade, até o momento em que ele decide comprar um produto ou serviço que satisfaça essa necessidade, e ajudá-lo a percorrer esta trilha, levando-o em direção ao seu produto.
Neste processo são utilizadas diversas das ferramentas do marketing digital. As redes sociais, site, blog, analytics, emails, landing pages estarão presentes no projeto de automação de marketing. Mas o diferencial dele é que todos estes canais de distribuição estarão interligados em uma única ferramenta.
Esta ferramenta é capaz de “ler” os dados, estabelecer padrões entre os consumidores e fomentá-los com ofertas que se relacionem com o que eles querem.

A decisão de comprar será estimulada automaticamente.
A técnica ficou também conhecida como Inbound Marketing, ou marketing de atração. Porque ela funciona assim mesmo: os conteúdos que você disponibiliza atraem o público para sua marca.

As estratégias utilizadas são específicas para a sua empresa. Seus usuários são analisados, e a jornada de compra que eles percorrem é estudada. Somente aí se pode colocar um projeto de automação no ar. E ele é sempre renovado com os dados colhidos no processo. Isso otimiza suas campanhas, direcionando seus investimentos apenas para o público interessado.

Como resultado, uma pesquisa da Marketo e da Ascend2 nos EUA concluiu o seguinte:
63% das companhias utilizando automação de marketing pretendem aumentar, no ano seguinte, o investimento em… automação de marketing!

Faça parte deste grupo de empresas que crescem na internet, fale conosco:

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Telefone (obrigatório)

Empresa

Cargo