meerkat

Dois aplicativos para stream de vídeos foram lançados recentemente, o Periscope e o Meerkat. No gráfico acima, publicado no site Lewis Pulse, dá para ver as semelhanças e as diferenças no uso de ambos.

As funções parecidas é que ambos precisam estar conectados a uma conta no Twitter, já a divulgação do stream no Twitter é opcional para o usuário do Periscope. Outra é que permitem a transmissão integral de um vídeo ou evento e exibem quais transmissões estão sendo ao vivo em vários lugares do mundo. No Meerkat o vídeo não pode ser visto depois da transmissão, já no Periscope, ele dura 24 horas e você pode salvar no seu celular e enviar para os amigos por e-mail ou compartilhar nas redes sociais. Ambos permitem que os seguidores comentem no momento em que está ocorrendo a transmissão do vídeo, porém no Periscope, quem está transmitindo não consegue comentar. Outra função é que os usuários podem clicar na imagem e espalham corações como se fossem “likes”.

E o uso das marcas por esses aplicativos?

Por enquanto o Periscope caiu mais no gosto das marcas e usuários, tanto que o Twitter, proprietário do Periscope criou um post em seu blog com seis passos essenciais para as marcas usarem o aplicativo com bons resultados.Entre as dicas estão Taco Bell e suas promoções, apresentação de coleções em desfile de moda, dicas de beleza, a Red Bull e atletas patrocinados, entre outros.

No Brasil algumas marcas já usam o Periscope como Visa, Skol, ESPN, Giraffas, Multishow, SporTV, UOL, C&A, Jovem Pan, VEJA. Essas marcas têm usado o Periscope como ferramenta para divulgação de eventos, compartilhamento de conteúdos ou para imagens de bastidores.

twitter skol    e twitter visa

Para que sua marca ou empresa use com propriedade esses aplicativos de stream, é preciso estratégia. Você fará algum evento ou palestra que vale a pena ser transmitido? Está rolando um meme que pode ser usado por sua marca/empresa e pode ser filmado ou transformado em animação e transmitido nesses aplicativos?

Anunciar as transmissões com antecedência, seja pelo Twitter ou por qualquer outra rede social em que seu público se encontra, gera uma expectativa pelo mesmo. No momento das transmissões, é recomendável ser natural, verdadeiro. Nada de roteiros, ensaios ou coisas do tipo. A grande graça do aplicativo é mesmo a naturalidade ao passar as informações e, assim, estar mais próximo de quem assiste. Os “corações” na tela e os comentários servem para medir o quanto seu Periscope está agradando, por isso, a necessidade de incentivá-los.

Para finalizar é preciso lembrar que no Meerkat os vídeos não ficam salvos e não podem ser assistidos depois que acabaram. Já no Periscope, você pode salvar assim que finalizar ou deixá-los disponíveis pelo prazo do aplicativo, que é de 24 horas. Os vídeos salvos podem ser compartilhados em outras redes da sua marca, permitindo a quem não assistiu, a chance de ver e, se gostar, compartilhar, atraindo mais seguidores para o Periscope e as outras plataformas sociais da sua marca.

E como toda ferramenta hoje em dia, traz dados para análise. Após finalizada a transmissão, no Periscope você pode mensurar quantas pessoas assistiram, quantos corações foram espalhados, quantas pessoas compartilharam o stream e avaliar se a transmissão por aplicativos deve ser melhorada e como usá-la mais vezes.

 

* Fonte do gráfico comparativo: Lewis Pulse
* Fonte dos tweets: internet