19

Por: Maria Luiza de Omena

Uma possibilidade que a Internet oferece é o compartilhamento de ideias e até sentimentos, e, nesse mundo hiper conectado, histórias pipocam na timeline dos usuários diariamente. Uma delas é a da criadora da página “Ajudar o povo de humanas a fazer miçanga”, Dominique Vargas, que já possui 1,5 milhão de curtidas. Ela iniciou as atividades da página para superar o fim de um romance virtual e de um estágio, em 2015, e, hoje, conta com 7 administradores e uma legião de fãs. De uma brincadeira com a vida de estagiária, da escolha do curso, das críticas sociais em torno das profissões da área de Humanas, relacionamentos em tempos de Tinder e outros aplicativos, a página conseguiu, de forma espontânea, atrair um público engajado e que está à procura de um conteúdo que o contemple.

A página no Facebook foi criada há um ano e, desde então, tornou-se um sucesso, pois ali são expostos conteúdos de bom humor e de senso crítico sobre o cotidiano de sua criadora que, de uma forma ou de outra, é também o cotidiano de muitos dos que curtiram essa página. O que houve ali? Uma identificação com o assunto. Dominique Vargas é uma influenciadora no mundo digital.

Porque um meme não é apenas um meme

Vender a arte na praia foi um meme que viralizou nas redes sociais há um tempo e se fez presente em várias postagens nos mais diversos meios. O humor consegue, de uma certa forma, com suas nuances que são cabíveis, tecer críticas à sociedade. A relação entre as pessoas que vivem de artesanato e as que optam pelos cursos de ciências humanas são bem próximas, e nelas estão embutidas todas as expectativas sociais que a comunidade revela, ou seja, é um pensamento coletivo.

Um ótimo meio para difundir esses tipos de pensamentos é a rede social. A fluidez que a caracteriza é o que impulsiona o coletivismo. Tudo na vida tem um lado bom e ruim, e a página de Dominique conseguiu revelar o lado bom da web.

Como influenciadora, ela desenvolveu um conteúdo que engaja o público e consegue levar a voz de muitas pessoas a um status que antes não era possível. Outra característica é seu serviço de curadoria exercido através do Twitter e outras redes sociais, buscando, no dia a dia, o material para a criação. Fazendo uso do real time contextualizado para criar conteúdo de relevância, ela conquista atenção do público, ao invés de comprá-los com balas de troco.