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Inbound marketing – o futuro está ao lado

12 de fevereiro de 2016 - Postado por
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inbound marketing

São 2 bilhões de pessoas conectadas à Internet ao redor do planeta, e deste número, uma boa fatia se conecta por meio de dispositivos mobile. Já é sabido que a evolução tecnológica alterou a forma como o homem percebe e age no mundo, ao passo de transformar a tecnologia  como uma parte do próprio corpo, gerando dependência em ações básicas do dia a dia. Com a acessibilidade e mobilidade oferecidas, a internet e tudo que se tem acesso são mais que simples ferramentas, são a própria essência de uma era informatizada e baseada na tecnologia como forma de experiências. Esses tipos de comportamentos afetam diretamente a organização da sociedade, que acompanha os passos dos avanços digitais e não deixa nem os negócios ficarem de fora.

As estratégias originadas para suprir os avanços do mundo digital são pautas dos gestores atuais de marketing, que entendem a importância da comunicação na era da tecnologia da informação. O Marketing Digital é uma dessas pautas, que se define como formas de comunicação dadas pela Internet, telefonia móvel ou qualquer outro tipo de meio digital para fins comerciais. E como todo negócio, o cliente é essencial.

Como tudo no meio digital, o marketing também se adequa conforme as necessidades da sociedade de consumo, sempre buscando alternativas para estreitar a comunicação com o consumidor em questão. O padrão de consumo sofreu mudanças ao longo dessas últimas décadas, passando por várias fases até chegar ao consumo mais consciente. Isso quer dizer que o consumidor de hoje é bem mais informado e não sofre tantas influências das propagandas como antigamente. Os clientes estão atrás, agora, de experiências nos serviços e produtos oferecidos pelas marcas e de se sentirem parte desse mundo. Mas como fazer isso? O Inbound Marketing é a resposta.

Inbound Marketing: o cliente como centro da ação

Se as propagandas não são tão manipuladoras quanto antes, o novo conceito de marketing utiliza-se da comunicação como forma de atrair o seu público-alvo, por meio dos interesses do próprio público em questão.

O velho ditado que o cliente sempre tem a razão nunca se fez tão presente no marketing, aliás, esse mesmo cliente toma a decisão de compra antes mesmo de entrar em contato com as próprias marcas. E para ser selecionado no campo das possibilidades que o consumidor possui, ser atrativo é oferecer um conteúdo inteligente, engajado, como se oferecesse uma experiência e emoções ao cliente. O Inbound Marketing é a luz no final do túnel, mas para chegar até lá é preciso passar por algumas etapas que constituem a marca.

Várias marcas como o Spotify e o Netflix oferecem novas experiências e serviços de qualidade ao seu público. Primeiramente eles iniciam o social brand, que é o começo da interação com o público através das redes sociais. Depois vem o business social, que trata-se da busca da empresa em engajar o seu consumidor por meio de estratégias pré definidas nas plataformas e conteúdo de acordo com o que o público-alvo pede. Após passar por essas etapas, a empresa estará preparada para criar novas ações voltadas para o inbound marketing como e-mail marketing, técnicas de SEO, postagens em blog, vídeos, livros, newsletters, white papers,  conteúdo atualizado no site e a publicação constante de bom conteúdo nas redes sociais.

É primordial que toda a empresa trabalhe em torno dessa nova tendência, inclusive o setor de Relações Públicas, por exemplo. Os benefícios dessa forma de fazer o marketing digital são definir estratégias assertivas com baixo custo, aumentar as receitas, gerar novos leads e fidelidade com o cliente. Em tempos difíceis, o marketing ideal é o inbound, que requer menor investimento e maior retorno.

Referências:

WSI Consultores

Marketing de Conteúdo 

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