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* Por Maria Luiza Omena
Fonte da imagem: MediaEducation

No dia 25 de Julho foi realizado o Content Summit, um ciclo de palestras sobre o desenvolvimento de conteúdo de relevância que dialoga, identifica com o público-alvo e traga retorno para marca, além de levar ao público experiências enquanto ele se divide em diversas plataformas. E a equipe de Social Media WSI Consultores marcou presença.

A curadoria das palestras e mesas redondas foi feita para trazer temas e especialistas de encontro com a temática, a fim de discutir e mostrar as possibilidades para quem trabalha com conteúdo. Durante todo o dia, o assunto foi mostrado através do viés de profissionais de empresas como Cartoon Network, Mutato, Brainstorm9, Editora Abril, Bradesco, Plano Feminino, revista Trip, entre outras.

As apresentações trouxeram outras perspectivas e um novo olhar sobre esse mundo do marketing e publicidade. O desafio é usar o conteúdo como forma de atração do público-alvo, transformá-los em clientes através de experiências positivas de acesso a informações verdadeiras e de relevância para a vida pessoal, ou seja, Inboud Marketing, novo-velho conceito de marketing. Desde de 2009 a frase “Conteúdo é rei” é tendência!

A primeira palestra foi “Cultura da Conexão: muito além de interação, webcelebridades e redes da moda” – Carol Terra, Daniel Sollero, Stefanie Silveira e Jacqueline Lafloufa. O interessante em todas as falas foram as experiências nessa área, trazendo mais luz à discussão sobre a questão do uso de “memes” e “real time” no conteúdo, maneiras de aproveitar assuntos que estão na “crista da onda”.

O produto final das falas foi que o conteúdo deve sempre ter responsabilidade na informação que passa, pois o público usa as redes sociais como forma de buscar informações e conhecimento, então, quem produz deve criar conteúdo de importância para a vida das pessoas, algo que faça a diferença. Pode brincar com as situações? Pode, mas só quando se tem autonomia do cliente e consegue fazer com que o assunto case com o seu segmento. Exemplo disso é a Netflix, que consegue fazer a piada certa no momento certo, ou como o Ponto-frio. O segredo é o timing e saber casar os assuntos de acordo com a marca.

De modo geral, as falas voltaram para a necessidade do conteúdo ser condizente com o segmento, posicionamento e a filosofia da empresa, sempre buscando ser diferenciado, pois o consumidor quer algo diferente, independentemente de ser uma marca. A fala do Ian Castello foi bem assim, ele trouxe a experiência bem-sucedida do comercial de um jogo patrocinado no programa do Marcelo Rezende.

Uma das apresentações mais interessantes foi o “Que horas são? É hora de Aventura!” de Mayara Nogueira e Artur Tilieri, ambos do Cartoon Network. O que chamou atenção foi a preocupação com o público-alvo que não está em plataformas sociais como o Facebook e a busca por engajamento em sua rede social apenas por ações orgânicas. Os usuários, geralmente crianças, vão por livre e espontânea vontade até o site do canal e movem grandes discussões nos comentários. Como isso? Com um conteúdo voltado a elas. Claro, vários adultos são fãs do Cartoon, contudo, crianças não podem utilizar o Facebook, e a questão Jurídica é o maior empecilho deles. Outras ações interessantes foram os comerciais, como a campanha do Graacc que utilizaram os personagens dos desenhos do Cartoon em ligações para crianças com câncer. Essa peça ganhou um prêmio em Cannes 2015, além de ser realmente bem feito e emocionante. A lição daqui é: trabalhar com minorias, crianças. Tratá-las como seres pensantes e fazer do Cartoon o melhor site do mundo.

Anna Parisi é uma artista plástica que trabalha em campanhas, o que ela faz? Associação de referências e falou sobre esse assunto na criação de conteúdo. Segundo teóricos de linguística, vivemos em incríveis bolhas de referências e citações. Todo tipo de texto é citação de outro, e quando se fala de texto, fala-se de imagens, música etc. Quando você remete a referências, você faz com que o consumidor se identifique com aquilo criando o vínculo que é essencial para o lead.

A pesquisa foi um ponto bem importante, pois não falamos de suposições, e, sim, de fatos concretos. Hoje, no Brasil, há um amadurecimento no conteúdo, anteriormente, fabricado por jovens no começo da carreira, o conteúdo cresceu e está voltado para isso.

O Plano Feminino é um projeto voltado para as minorias. São duas mulheres que fazem conteúdo em projetos voltados para mulher da classe C e D, classes em ascensão na sociedade. O que elas fizeram? Mudaram o foco, antes, as propagandas eram voltadas para o produto e não dialogava com esse novo perfil feminino. A missão é trazer a mulher como protagonista da história, pois ela é um sujeito histórico-social, representativo e que merece uma fatia do mercado, porque também movimenta o mercado. Interessante é levar um conteúdo que faça a diferença e seja diversificado.

Outro tema muito interessante foi a palestra da advogada Flávia de Barros Monteiro. A palestra foi direcionada para dicas jurídicas para produtores de conteúdo, revelando, mais uma vez, a importância da citação da fonte em todos os trabalhos (textos ou imagens de referência), além de formulário de permissão para o uso da imagem e texto de terceiros. Outro ponto da palestra foi sobre a opinião e expressão vinculada em veículos de comunicação, deve haver cuidado quando for mencionar terceiros, famosos ou não.

Conteúdo Líquido, novamente, um conteúdo forte, que o público se identifique. A mesa de debate foi formada por pessoas que possuem visibilidade na Rede Social e abrem seu espaço para marcas, porém adequam a linguagem para a sua própria. Como, por exemplo, a página Cansei de Ser Gato. O gato Chico virou webcelebridade, virou livro, e-commerce e tem sido usado por várias marcas para fazer publieditoriais. Outro aspecto é a constituição de um personagem ou uma persona, no qual o público mantenha contato.

Por fim, dois profissionais mostraram os festivais de música de um modo diferente através de um projeto chamado Pulso. A finalidade é trabalhar com esse nicho de forma única, mostrando como é o lado humano desses eventos, através do marketing de experiência.

A participação da equipe WSI Consultores nesse evento foi importante, pois confirmamos a missão do nosso trabalho em conteúdo digital. Muito do que foi explanado ou debatido no evento são práticas já adotadas para nossos clientes, como planejamento, desenvolvimento de persona, adequação do conteúdo, respeito por direito de imagem e conteúdo de terceiros. Eventos como esses são importantes, pois nos reciclam, oxigenam a criatividade da equipe e permitem aumentar o network entre profissionais e empresas do universo digital.