Análise competitiva - supere seus concorrentesNão entre na jaula com leões… A não ser que você saiba que eles estão devidamente anestesiados! Ou então, que você será um leão ainda mais forte, e saberá defender seu território. É assim também no mercado: antes de adentrá-lo, faça uma análise competitiva.
Antes de entrar em uma briga, você precisa saber exatamente:

  • quem são os outros competidores,
  • quais são as táticas que eles utilizam, e
  • como tirar o melhor proveito para neutralizá-las,
  • como fazer com que as suas armas sejam bem mais poderosas.

Análise competitiva: concorrentes conhecidos são seus aliados

Uma das primeiras atitudes a se tomar ao iniciar um planejamento de marketing é entender o terreno em que se pretende pisar. Quantos são seus concorrentes? O que eles têm de mais forte que você? O que têm de mais fraco? quais são suas vantagens e desvantagens em relação a eles?
Estas são algumas perguntas que se deve responder antes de tomar o passo de partir para a competição.
Para chegar às respostas certas, no ambiente online, deve-se observar de perto as atividades virtuais de seus concorrentes. Transformar estes dados em conhecimento de mercado e voltar a aplicá-los de maneira que favoreçam sua empresa são os próximos passos.
Uma das maneiras de se fazer sobressair no contexto digital é preencher as lacunas deixadas por seus concorrentes que já estão presentes ali.
Segundo o SCPC, 90% dos consumidores buscam informações e preços na internet antes de se decidir por uma compra, um produto ou uma marca. Se um cliente procurar seu produto, quem ele vai encontrar? Se for seu principal concorrente, uma atitude urgente deve ser tomada!

Veja abaixo a tabela com o número de buscas anuais no Google, para ter uma ideia mais clara de como a tecnologia tem se tornado cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Estar no topo das pesquisas é de fundamental importância para levar a melhor num embate com sua concorrência.

volume de buscas
Volume de buscas anuais no Google

O que analisar em meus concorrentes?

São diversas variáveis, que, entrelaçadas, vão formando uma imagem cada vez mais completa do cenário de mercado em que você pretende adentrar com sua empresa. Quanto maior a riqueza das informações e dados, mais detalhes haverá em sua imagem, e com mais nitidez você poderá ver oportunidades e identificar desafios.
Ao observar os concorrentes para uma análise competitiva, deve-se fazer as seguintes perguntas:
-há quanto tempo existe o domínio deles e qual é sua reputação?
-qual a extensão de sua presença online? Eles estão representados em quais redes sociais e plataformas?
-há qualidade nos códigos do site?
-o design do site é responsivo, e pode ser aberto em qualquer tamanho de tela, sem prejudicar a exibição do conteúdo?
– quantas páginas há no site, quanto tempo leva para sua abertura completa e em que plataforma ele foi desenvolvido?
-quais são as palavras-chave trabalhadas e, ao buscá-las no Google, em que posição o site aparece?
-quantas buscas são feitas utilizando estas palavras-chave?
-há links para sites de terceiros, e sites de terceiros têm links para eles?
-há interação entre eles e os usuários? De que maneira é feita esta interação?

Existem ferramentas que podem ser utilizadas e otimizarão o trabalho de descoberta e análise da concorrência. Apostar em inovação é estar aberto a utilizar estes meios para construir estratégias que facilitem sua entrada e permanência no mercado digital.
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