Blog

12 anos de Facebook e o que mudou nesse tempo

5 de fevereiro de 2016 - Postado por
Compartilhe esse post
Facebook.com's mastermind, Mark Zuckerberg, at his office in Palo Alto, Calif., in 2007.

Facebook.com’s mastermind, Mark Zuckerberg, at his office in Palo Alto, Calif., in 2007.

 

Por: Maria Luiza Omena

O dia 4 de Fevereiro pode não significar muito para muitas pessoas diretamente, mas indiretamente significa sim uma infinidade de coisas. Ontem, ao abrir a timeline do Facebook, o usuário se surpreendeu com vídeos comemorando o dia do amigo. Não, não era o dia do amigo, era aniversário do Facebook, e com aquela velha máxima de quem faz aniversário sou eu mas quem ganha o presente é você, Mark e cia quiseram dizer muita coisa com seus 12 anos. Mais do que sua vã filosofia pode supor.

A Rede Social mais famosa do mundo proporcionou a possibilidade de compartilhar um pequeno vídeo que continha um pouco dos bons momentos vividos, seus amigos que mais interagem com você e algumas histórias para recordar, selando a aliança entre usuário e Facebook, que num ambiente tão social, não poderia deixar de compartilhar um pouco mais da sua vida com os outros membros dessa comunidade. E isso viralizou na timeline de todos.

12 anos de história e muitas mudanças

Em 2004, um estudante de informática colocou no ar um site de um alojamento de Harvard.  E 12 anos depois, esse site tomou o mundo, fazendo-se presente no dia a dia das pessoas e tornando-se um negócio lucrativo. De um oceano de 1 bilhão de acessos diários, principalmente de gadgetes mobile, Zuckerberg conectou todo mundo com a primícias da acessibilidade. Pesquisas apontam que as distâncias foram diminuídas com essa ferramenta, ao passo que, uma pessoa está a 6 graus de outra de qualquer parte do planeta, mas no Facebook, a 4. O mundo se tornou muito menor.

Um coisa é certa, o que mudou nesses últimos anos com o Facebook foram as distâncias. Com apenas uma solicitação de amizade, você pode se conectar com aquela professora do jardim de infância ou algum contato profissional, e as empresas buscam seus futuros funcionários pelo Facebook. As marcas também entraram nessa dança, proporcionando aproximação e laços com seus consumidores.

 No mercado quem manda é o dinheiro

Um canal tão plural pode abrigar várias nuances de relacionamentos. De um pressuposto de amizade, muitas coisas se esconde atrás dessa intenção, e justamente é essa a sacada de Mark com o vídeo de amizade: aproximar o usuário da marca.

As marcas já entenderam isso e promovem na rede interações para melhorar suas vendas, abrindo um canal direto entre as empresas em clientes e levando toda a sorte de conteúdo para criar engajamento e fixar seu nome nas mentes de milhares de pessoas que acessam essa plataforma. Se as marcas já utilizam essa tática, o Facebook também, obrigando-as a cada vez mais investir em campanhas e posts patrocinados.

Como o Facebook é o olho que tudo vê, ele sabe exatamente qual é seu real alcance. Contudo, as postagens orgânicas não têm mais tanto rendimento assim, e as marcas se veem num ciclo vicioso de receber visibilidade pagando por isso. O Facebook instiga as marcas a gastarem mais com o patrocínio, e quem investir mais, tem maior alcance, visibilidade e chances de aumentar suas vendas, se esse for o seu propósito. Essa é uma velha conhecida do mercado: para vender, tem que ser visto, então que pague para tal.

Os doze anos do Facebook mudaram a forma de enxergar o mundo. O mundo digital é um meio continuamente visitado, e levar a vida que pulsa lá fora para dentro de uma tela é o ideal de seu criador. Desejamos vida longa e mais mudanças, afinal, que seria do homem sem a evolução?

Solicite informações de um especialista.

Nome (obrigatório)

E-mail

Telefone (obrigatório)

Mensagem


Nossos parceiros corporativos

WSI has a Strategic Alliance with Hootsuite  WSI hold a SEMPO Platinum Membership  WSI is a Google Partner  WSI is a Partner of Yahoo Bing  WSI is a Agency Partner of HupSpot  WSI is a Global Premier Partner of Constant Contact  WSI is a certified Microsoft Partner

Deixe sua mensagem!+

Como podemos lhe ajudar?